sábado, abril 30, 2005

Fórum de Direito no Turismo

Desde o início de Março está activado o Fórum de Direito no Turismo, uma realização do Grupo de Estudos de Direito no Turismo de Londrina PR, criado no seio do INPRI - Instituto Paranense de Relações Internacionais, sob Coordenação da Dr.ª Patrícia Ayub da Costa.

Da nossa parte, auspiciamos o maior sucesso à iniciativa e já comunicámos à respectiva Coordenadora a nossa total abertura a uma estreita articulação com a plataforma paranaense.

Boas Vindas!

O Lex Turistica chegou ao Norte e Nordeste do Brasil!
Acaba de se nos juntar o Professor José Solon Sales e Silva, da UNIFOR - Universidade de Fortaleza e do CEFET/CE - Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará, também em Fortaleza. Estamos seguros que os seus contributos permitirão consolidar este comum esforço pela consolidação dogmática e pedagógica do Direito do Turismo no Mundo de Língua Portuguesa.

sexta-feira, abril 29, 2005

"Vazio legal ameaça deixar praias [de Portugal] sem nadadores-salvadores"

O Destaque do jornal Público desta manhã vai para um artigo assinado pelo jornalista José António Cerejo, o qual começa por referir que "A revogação da lei que esteve em vigor até ao ano passado e a falta de regulamentação do novo regime legal [Lei n.º 44/2004, de 19 de Agosto] pode fazer com que nem os concessionários nem as câmaras possam, legalmente, contratar salvadores".
Em atenção ao seu interesse pedagógico, este artigo foi transcrito para o + Lex Turistica, podendo ser lido, aqui.

Intervenção do Secretário de Estado do Turismo no Congresso da Associação dos Hotéis de Portugal

Foi-nos facultado o acesso ao texto da Intervenção proferida pelo novo Secretário de Estado do Turismo de Portugal, Dr. Bernardo Trindade, em 20 de Abril passado ao XIX Congresso Nacional de Hotelaria e Turismo “Hotelaria – Agenda para o Futuro”, organizado pela AHP - Associação dos Hotéis de Portugal e do qual já demos aliás conta.
Ao tratar-se da primeira enunciação do pensamento do Membro do Governo com atribuições no Sector Turístico e por nelas encontrarmos desenvolvidas e, de certa forma, explicitadas as linhas de actuação constantes do Programa do Governo, entendemos divulgá-la na íntegra. Porém, devido ao facto de a respectiva extensão ser incompatível com o estilo do Lex Turistica, foi criado um blog complementar, o + Lex Turistica, no qual passarão a ser reproduzidos os textos mais longos.
O texto da referida Intervenção pode ser assim lido, aqui.

quinta-feira, abril 28, 2005

"Livro 'Algarve, 35 Anos'"

No mais recente número da revista Viajar, consta uma notícia breve que entendo dever partilhar (as hiperligações foram acrescentadas ao original):

"No âmbito da comemoração do seu aniversário a RTA [Região de Turismo do Algarve] editou o livro Algarve, 35 anos, uma publicação de grande prestígio da autoria de Carlos Torres, que retrata a evolução do turismo na região e a história da RTA ao longo das últimas décadas.
Ilustrada e enriquecida com depoimentos dos sucessivos presidentes do organismo, a obra revela episódios curiosos da história do turismo algarvio e reflecte a influência da RTA na evolução nacional do sector turístico.
Com uma história farta em datas, pessoas e factos que marcaram a actividade, o país e, muito particularmente, o Algarve, a instituição apresenta agora uma obra de grande rigor, organizada por um autor conceituado e com extensa obra no turismo.
Carlos Torres apresenta um currículo com experiência na área, da qual se destaca a publicação em 2003 do livro Regiões de Turismo, patrocinado pela Associação Nacional das Regiões de Turismo (ANRET), e em 2001 da obra Turismo – Legislação Fundamental, publicada sob a égide da Confederação do Turismo Português (CTP)."
Cumpre acrescentar que o Autor é um do participantes do Lex Turistica, sendo Professor da matéria na ESHTE - Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril e no INP - Instituto Superior de Novas Profissões em Lisboa.
Para o Colega Carlos Torres vão as minhas sinceras felicitações por mais esta Obra ao serviço do Turismo de Portugal.

quarta-feira, abril 27, 2005

Direito e Turismo

Com o passar dos dias vejo o crescimento, ainda lento, do Direito do Turismo no Brasil, porém vejo de forma muito positiva. Há crescimento!
Recentemente o Portal ETur passou a buscar parcerias nesta área e fui convidada a ser Correspondente Voluntária do referido portal, onde somos chamados carinhosamente de CorVos. Sendo que HOJE foi criada página específica para o Direito do Turismo no referido Portal.
A apresentação da área está reproduzida abaixo, onde tentei de forma divertida e rotineira começar a mostrar a interdisplinariedade da área.
Espero contribuição deste valoroso grupo.
Abraços.

O Direito é uma ciência social aplicada que se insere no cotidiano de qualquer brasileiro. Seja no momento que ele vai tomar banho para ir trabalhar como na hora de deitar na sua cama para dormir... É uma relação diária que se manifesta em todos os aspectos da vida comum, e assim não seria diferente na relação com o Turismo...
Imaginem o indivíduo que se dirige a uma agência de viagens (ou de viagem e turismo?) com o intuito de comprar uma viagem para sua lua de mel e paga o preço pedido e aguarda com grande entusiasmo a viagem...
Chegando ao hotel supostamente classe luxo e descobre que na verdade se trata de um hotel com categoria econômico; se “esqueceram” que em lua de mel as pessoas gostam de dormir em cama de casal... O hotel na verdade fica a 1 km da praia e não 1 quarteirão como foi dito no momento da venda.
Não, você não está enganado! Você FOI enganado...
O que fazer? Sentar na sarjeta e chorar? É claro que não... Só iria piorar a situação...
Na verdade você irá se dirigir ao gerente do hotel e solicitar, por escrito, qual a descrição do hotel que se encontra em discordância ao que lhe foi vendido, ligar para a agência e pedir a troca de hotel.
Eles não vão fazer isso?
Então leia nossos artigos e descubra como se portar nestas e outras situações em que o Direito do Turismo é essencial em sua vida...

"Turismo e/ou ambiente?"

Num artigo de opinião publicado ontem ao fim da tarde no Expresso Online, o Colunista e Vice-Presidente do Instituto Geológico e Mineiro - INETI Miguel Ramalho retoma as preocupações manifestadas na passada semana pelos participantes no XIX Congresso Nacional de Hotelaria e Turismo e avalia muito criticamente as relações entre o Turismo e o Ambiente ao afirmar que "Entre o turismo e o ambiente, cá pela nossa terra, nem sempre têm existido boas relações. E percebe-se bem porquê: os promotores turísticos, na sua grande parte, são gente ligada aos negócios imobiliários e, assim, só pensam em termos de área de construção e número de camas.
Se uma área é aprazível, despejam-lhe betão para cima e nunca ficam satisfeitos. E é por isso que, salvo honrosas excepções, as zonas onde o turismo se implantou em pleno estão descaracterizadas pela construção ou em vias disso.". Este artigo pode ser lido na íntegra, aqui.

segunda-feira, abril 25, 2005

"Das Tabernas na Babilónia"

No Suo Tempore de hoje, Blawg de Miguel Primaz, Advogado no Porto, consta um "post" que não posso deixar de transcrever:

"'... VI - REGULAMENTO DAS TABERNAS (TABERNEIROS PREPOSTOS, POLÍCIA, PENAS E TARIFAS)

108º - Se uma taberneira não aceita trigo por preço das bebidas a peso, mas toma dinheiro e o preço da bebida é menor do que o do trigo, deverá ser convencida disto e lançada na água.
109º - Se na casa de uma taberneira se reúnem conjurados e esses conjurados não são detidos e levados à Corte, a taberneira deverá ser morta.
110º - Se uma irmã de Deus, que não habita com as crianças (mulher consagrada que não se pode casar) abre uma taberna ou entra em uma taberna para beber, esta mulher deverá ser queimada.
111º - Se uma taberneira fornece sessenta já de bebida usakami deverá receber ao tempo da colheita cinqüenta ka de trigo...'

do Código de Hamurabi (Constituição Nacional da Babilônia, outorgada pelo rei Hamurábi, que a concebeu sob inspiração divina, século XVII A.C.)".

O Suo Tempore é o "Blog dum Jovem Advogado" (Miguel Primaz, do Porto) e um dos mais activos e lúcidos Blawgs de Portugal.

Turismo e Ordenamento do Território, em Portugal

O suplemento Economia do jornal Público de hoje relata que, durante o XIX Congresso Nacional de Hotelaria e Turismo, que decorreu no Porto na semana passada, organizado pela AHP - Associação dos Hotéis de Portugal foi colocada a tónica na necessidade de efectivar a articulação do Turismo com o Ordenamento do Território, designadamente "[...] 'Tive de dizer aos funcionários do ministério e das direcções gerais que os promotores que querem ver aprovados empreendimentos turísticos não são todos «gangsters».' A revelação foi feita pelo ex-secretário de Estado do Turismo (SET) dos últimos Governos da coligação PSD/CDS-PP, Luís Correia da Silva [enquanto] Pedro Almeida, SET no último governo de Guterres, admitiu: 'Senti-me quase sempre a meter cunhas ao secretário de Estado do Ordenamento para ver se viabilizava alguns projectos.' [Em síntese] A questão do ambiente e do ordenamento do território foi assumida como uma das principais preocupações por Bernardo Trindade, que afirmou, no discurso com que encerrou o congresso, que 'uma política nacional do Turismo tem de considerar, para além dos aspectos directamente ligados à actividade, uma ligação forte com o ambiente e com o ordenamento do território'. 'A ligação ao território como factor de requalificação da oferta turística deverá despertar nos agentes turísticos, sobretudo nos privados, uma vontade inquebrantável em inovar e tirar proveito de todas as mais-valias possíveis', afirmou o SET, lembrando o programa do Governo e a intenção de identificar áreas com vocação turística que mereçam um plano especial de intervenção, mas sempre integradas em 'algo mais vasto', como é a Lei de Bases do Ordenamento do Território. Luísa Pinto".
As Conclusões deste Congresso podem ser lidas aqui.

quinta-feira, abril 21, 2005

Novas regras para o Jogo em Tróia

Após passar pelo crivo aplicado pelo Presidente da República aos decretos oriundos do anterior Governo, foi hoje publicado em Diário da República aquele que é, porventura, o último diploma legal oriundo do Ministério do Turismo do XVI Governo Constitucional: o Decreto-Lei n.º 83/2005, o qual autoriza a alienação pela IMOAREIA - Sociedade Imobiliária, S. A., à Amorim Turismo, SGPS, S. A., ou a sociedade por esta dominada, das acções representativas do capital social da sociedade concessionária do exclusivo de exploração de jogos de fortuna ou azar na península de Tróia. Em sínteses, fica legitimado um dos aspectos essenciais do negócio celebrado entre os Grupos SONAE e AMORIM relativamente ao projecto turístico e imobiliário previsto para a Tróia.
Em síntese e nos termos do discurso de legitimação constante do Comunicado do Conselho de Ministros de 20 de Janeiro último, "procede-se à alteração de algumas disposições do Decreto-Lei nº 229/2000, de 23 de Setembro, por via do qual foi atribuída à Imoareia, SA a concessão da exploração da zona do jogo de Tróia, nomeadamente, as que se referem aos deveres que impendem sobre a concessionária da zona de jogo, mantendo-se algumas delas na esfera da Imoareia, SA.
Simultaneamente, atenta a estreita conexão existente, no âmbito do projecto de investimento, entre a exploração de jogos de fortuna e azar e o direito de uso privativo dos cais da Ponta do Adoxe e de Setúbal, confere-se mandato aos Ministros das Obras Públicas, Transportes e Comunicações e do Turismo para promover a autorização do trespasse da concessão daquele direito de uso privativo da Imoareia, SA para a nova concessionária, permanecendo, porém, a cargo da trespassante a obrigação de construção do novo cais para ferries, na península de Tróia, de cujo cumprimento fica exonerada a nova concessionária.
Por outro lado, confere-se mandato ao Ministro do Turismo para aprovar a revisão do contrato de investimento celebrado entre o Estado, e outras entidades públicas, e a Imoareia - Sociedade Imobiliária, SA, e outras, relativo ao projecto turístico da península de Tróia, de forma a harmonizá-lo com o conteúdo do presente diploma.
Esta decisão enquadra-se no âmbito dos actos de administração ordinária de um Governo de gestão. Acresce que, só por via desta alteração, é possível concretizar o acordo de transmissão da exploração da zona de jogo, o qual é indispensável para minorar os danos causados pelo atraso no início da execução do projecto e, desse modo, recriar as condições financeiras constantes da versão originária do Contrato de Investimento, dando assim cumprimento a compromissos anteriormente assumidos pelo Estado português.".

terça-feira, abril 19, 2005

Quando o turismo é um risco...político

Com um certo sarcasmo, o Desembargador Francisco Bruto da Costa publicou no Ciberjus um "post" no qual endossa um outro de Nuno Sousa no Barnabé de ontem intitulado "O barco do amor". Neste são relatadas as dificuldades sentidas pelo Presidente da Comissão Europeia, José M. Durão Barroso, por haver aceite a oferta de um cruzeiro.
Até pelo teor dos múltiplos comentários, uma excessiva disponibilidade para o turismo pode constituir um risco elevado... para os titulares de cargos políticos.

Actualização: o Diário de Notícias de hoje (22 de Abril) relata alguns desenvolvimentos do caso ao relatar que "O líder do grupo socialista no Parlamento Europeu, o alemão Martin Schulz, pediu a comparência do presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, na conferência de presidentes do parlamento, para explicar as suas férias no iate do magnata grego Spiro Latsis, em Agosto de 2004, quando o ex-primeiro-ministro português era presidente indigitado da Comissão.
O pedido de Schulz segue-se a um artigo publicado pelo influente diário alemão Die Welt e revelações de que o cruzeiro de Barroso e da sua família tinha um custo estimado em 20 mil euros, quando o valor máximo de um presente dado a um funcionário europeu atinge apenas 300 euros.", o texto integral do artigo pode ser lido aqui.

segunda-feira, abril 18, 2005

Curso sobre a certificação ecológica dos serviços de alojamento turísticos

No próximo dia 5 de Maio, a FUNDEC – Fundação para a Formação Contínua em Engenharia Civil, estrutura associada ao DECivil- Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura do Instituto Superior Técnico, da Universidade Técnica de Lisboa, organiza um Curso sobre Construção Sustentável no Turismo - Caso do rótulo ecológico comunitário para os serviços de alojamento turísticos.
Com Coordenação do Prof. Manuel Duarte Pinheiro e tendo por Formadores o própro e as Engenheiras Maria Delfina Serpa Pinto, da Direcção-Geral da Empresa do Ministério da Economia e Inovação, e Catarina Quintela, do Instituto do Ambiente do Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional, o Curso "envolve a apresentação das estratégias e práticas de projecto e gestão ambiental para a construção sustentável no domínio do turismo, com especial destaque para o caso do alojamento turístico e respectivo rótulo ecológico".
O Curso realizar-se-á nas instalações do DECivil entre as 9h30 e as 17h30, sendo valor da inscrição de € 250.
O Secretariado é integrado por Fernanda Correia e Vanessa Sobral e os contactos devem ser feitos através do E-mail: fundec@civil.ist.utl.pt - Tel.: + (351) 21 841 80 42 / 83 10 - Fax: + (351) 21 841 81 93
Para mais informações sobre o Curso é de consultar o respectivo Folheto.
Aproveitamos o ensejo para acrescentar que o denominado "rótulo ecológico comunitário" é uma marca de certificação destinada a atestar a conformidade de produtos e serviços a padrões ambientais mais exigentes que os normativamente impostos, credibilizando assim as alegações verdes recorrentes na comunicação comercial. Criado pelo Regulamento (CEE) n.º 880/92, do Conselho, de 23 de Março de 1992, e actualmente disciplinado pelo Regulamento (CE) n.º 1980/2000, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 17 de Julho de 2000, este regime pode aplicar-se a quase todos os produtos e serviços desde que a correspondente relevância leve a Comissão Europeia a estabelecer os necessários critérios técnicos. No que se refere aos serviços de alojamento turísticos tal ocorreu mediante a Decisão de 14 de Abril de 2003.
Atendendo à importância atribuída a este instrumento de promoção de uma maior eco-compatibilidade dos estabelecimentos hoteleiros, a Comissão Europeia promoveu a criação de uma Página específica para o divulgar.

Agora e novamente no Estado de São Paulo

Ao Lex Turistica junta-se o Prof. Camilo Stangherlin Ferraresi, da FIP - Faculdade do Interior Paulista de Barra Bonita e Coordenador da área de Direito Ambiental da Revista Virtual de Direito do Turismo do IBCDTur - Instituto Brasileiro de Ciências e Direito do Turismo.
Estamos seguros que os seus contributos serão de todo o interesse para todos nós, sobretudo no que se refere às mútuas implicações entre o Meio Ambiente e as Actividades Turísticas.

sábado, abril 16, 2005

Annual American Club Award of 2005

Caros amigos
Este prémio do American Club of Lisbon inclui pela primeira vez um tema ligado ao turismo: tourism development . Divulgo-o para passarem a notícia a potenciais interessados.
Obrigado
Miguel Torres Marques

ANNUAL AMERICAN CLUB AWARD

The American Club Award of 2005 aims to support individuals working on projects to enhance Luso-American ties. This year the American Club Award Committee has targeted five major subject areas: journalism in all media, tourism development, agriculture, oenology, non-litigious dispute resolution methods, and new technologies.

Competition for this award, in the amount of 3,000 US dollars, is open to Portuguese citizens between the ages of 20-35, who must have completed a minimum of two years undergraduate studies.
The award is to be used for travel and lodging expenses within the United States for a 2-4 week visit, and also includes round trip tickets between Portugal and the United States courtesy of Continental Airlines.

REQUIREMENTS

Applicants must submit a one-page proposal with a specific description of the project, accompanied by a one-page Curriculum Vitae, both in English either by mail or by e-mail with the word "Award" in the subject line.
All applications received exceeding this 2-page limit will be immediately disqualified.
Applications will be accepted only until midnight on May 12, 2005.
Award must be used between September 10 and November 10, 2005, subject to availability.
Interviews will be conducted in English during the last week in May. Applicants must be fluent in both spoken and written English.

For further information please contact:
THE AMERICAN CLUB OF LISBON
Sheraton Lisboa Hotel & Towers
Rua Latino Coelho, 1
1069-025 Lisboa
Tel: 213 529 308
Fax: 213 529 309
E-Mail: americanclub@mail.telepac.pt

THE ANNUAL AMERICAN CLUB AWARD IS OFFERED WITH THE GENEROUS SUPPORT OF F.L.A.D., P.T. AND WITH AIRFARE SPONSORED BY CONTINENTAL AIRLINES.

sexta-feira, abril 15, 2005

Novas Boas Vindas

Acaba também de se nos juntar a Dr.ª Ana Branca Carvalho Pina, a qual é a responsável pela docência da matéria na ESTV - Escola Superior de Tecnologia de Viseu e na ESTG - Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, ambas integradas no IPV - Instituto Politécnico de Viseu.
Também neste caso, estamos seguros que o empenho da Colega em muito contribuirá para o desenvolvimento do nosso trabalho.

Curso de Direito do Turismo

Na próxima semana, entre os dias 18 e 22 de Abril, das 18h30 às 10h30, realiza-se no Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados, na Rua de Santa Bárbara, 46 - 4º em Lisboa, um "Curso de Direito do Turismo".
O mesmo será leccionado pelos Professores Carlos Torres e Miguel Torres Marques da ESHTE - Escola Superior de Turismo do Estoril [e participantes do Lex Turistica...] e terá os seguintes Conteúdos Programáticos:
I – Estrutura organizacional pública e privada do turismo. A vertente internacional e interna.
II – A disciplina jurídica do alojamento:
- Empreendimentos turísticos;
- Turismo no espaço rural;
- Turismo de natureza.
III – Restauração e bebidas.
IV – Animação.
V – Agências de viagens.
VI – Declaração de utilidade para o turismo. Utilidade turística.
Para mais informações, contactar o Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados através do E-mail: centro.estudos@cdl.oa.pt ou dos Telefones: 21 312 98 50 / 21 312 98 78 / 21 312 98 79.
O Lex Turistica tem um especial gosto em divulgar esta iniciativa por a considerar muito relevante para a legitimação da matéria entre os operadores do Direito, em Portugal. É este um exemplo a ser seguramente seguido no resto do País.

quinta-feira, abril 14, 2005

Continuamos em crescimento

Tenho o renovado prazer de dar as mais cordiais Boas Vindas ao Dr. Eduardo Santos Lima docente do ISCE - Instituto Superior de Ciências Educativas de Felgueiras, o primeiro Colega do Centro e Norte de Portugal a participar no Lex Turistica. Estamos certos que a sua contribuição será de grande relevo.

quarta-feira, abril 13, 2005

Boas Vindas, de novo

Acaba de se nos juntar o Prof. Carlos Torres da ESHTE - Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, onde é responsável pelo Curso de Direito do Turismo aí realizado, com acreditação do Conselho Distrital de Lisboa da Ordem do Advogados, de Portugal.
O Prof. Carlos Torres é um juristas portugueses mais relevantes neste sector, sendo colunista habitual da revista Turisver e havendo também elaborado uma compilação legislativa fundamental sobre o turismo, publicada pela Confederação do Turismo Português.

Conferência Internacional "Recentes Desenvolvimentos da Pesquisa no Turismo"

Do Prof. João Albino da Silva, da Faculdade de Economia da Universidade do Algarve, em Portugal, acabámos de receber o seguinte pedido de divulgação relativo à Conferência "Recentes Desenvolvimentos da Pesquisa no Turismo". Apesar de o mesmo vir redigido em Inglês, entendemos por bem proceder à respectiva tradução para a Língua Portuguesa.

"SOLICITAÇÃO DE COMUNICAÇÕES
A Faculdade de Economia da Universidade do Algarve (Portugal) tem o gosto de convidar à apresentação de propostas de comunicações para a Conferência "Recentes Desenvolvimentos da Pesquisa no Turismo" que terá lugar nesta instituição entre 6 e 8 de Outubro de 2005.
O objecto das comunicações pode recair (ainda que não exclusivamente [foi-me assegurado pelo próprio Prof. João Albino da Silva que os estudos de Direito do Turismo seriam muito bem vindos] sobre os seguintes tópicos:

  • Turismo Cultural e Patrimonial;
  • Turismo e Lazer;
  • Economia do Turismo;
  • Educação Turística;
  • Gestão e 'Marketing' Turísticos;
  • Planeamento e Desenvolvimento do Turismo;
  • Viagens e Turismo;

As propostas de comunicações devem ser feitas em Língua Inglesa e enviadas em formato .pdf por e-mail para: feuagri@ualg.pt
Todas as propostas de comunicações devem ser recebidas até 15 de Junho de 2005.

Informação detalhada pode ser obtida na Página da Conferência.

O Comité Organizador agradece a circulação destas informações na sua instituição ou entre os interessados em participar no evento."

terça-feira, abril 12, 2005

Interlúdio de humor, real

O último "post" publicado no Ordem no Tribunal! relata uma situação de certo modo relacionada com as actividades turísticas, que não resisto a transcrever:

"Lua-de-mel

As burlas de taxistas de aeroporto a turistas que chegam a Lisboa são recorrentes nos tribunais da capital. Esta história ocorreu nos Juízos Criminais de Lisboa. Recordou-a a juiz que julgou o processo.

Um taxista pouco escrupuloso tentou burlar dois noivos que regressavam de Cancún, vindos da sua lua-de-mel. Na viagem de regresso a casa, no banco de trás do automóvel, ainda estavam noutro hemisfério. Mesmo assim, o taxista teve pouca sorte, porque a recém casada trabalhava, como contabilista, para uma cooperativa de táxis e apercebeu-se de que a tarifa que lhes estava a ser cobrada era exagerada. O caso envolveu a polícia e acabou na sala de audiências. Muito tempo depois, claro, que a justiça é lenta. Normal.
Menos normal foi o tom dissonante dos depoimentos testemunhais dos dois noivos. Não foram rigorosos e não foram nada esclarecedores.
Como assim? Perguntava a juiz. Não se lembram? Era a vossa lua-de-mel. Concerteza que se recordam daqueles dias!
Pois é; a vida moderna e a morosidade da justiça têm consequências destas: os noivos, entretanto, já estavam divorciados e tinham varrido das respectivas memórias as recordações que importavam para este caso."

O Ordem no Tribunal! é um Blawg mantido pelo Magistrado P.V. e "Onde se encontram histórias pouco sérias ocorridas (a sério!) nos tribunais" portugueses.


segunda-feira, abril 11, 2005

Boas Vindas

Tenho o prazer de dar as mais cordiais Boas Vindas à Prof.ª Elaine Beatriz Pedroso, da UniFil - Centro Universitário Filadélfia, em Londrina no Paraná, e Directora de Recursos Humanos do IBCDTur - Instituto Brasileiro de Ciências e Direito do Turismo.
Estou certo que a sua colaboração será, a todos os títulos, enriquecedora.

17.º Congresso do IFTTA

Desde o final da semana passada, está disponível a Página do 17.º Congresso do IFTTA - Fórum dos Advogados de Viagens e Turismo, o qual decorrerá em Viena, Áustria, entre os dias 26 e 31 de Agosto.
O 16.º Congresso realizou-se em Buenos Aires, nos dias 3 a 7 de Outubro de 2004, estando em-linha os estudos apresentados.
Conforme ao Programa Provisório, o 17.º Congresso iniciar-se-á com uma Conferência do Dr. Michael Wukoschitz, Advogado em Viena, a propósito dos "Objectivos e um Moderno Direito das Viagens", estando previstas cinco Sessões temática, respectivamente sobre "Os Operadores Turísticos e os seus Fornecedores", "O Desastre do Tsunami - Perspectivas Jurídicas", "Direito das Viagens na Europa Central", "Recentes Desenvolvimentos Nacionais no Direito das Viagens" e "Resolução Alternativa de Conflitos/Disputas.
Sempre que forem surgindo desenvolvimentos nesta matéria, disso daremos a devida conta.

O IFTTA é a maior organização internacional de profissionais e pesquisadores no domínio do Direito das Viagens e do Turismo, havendo sido fundado em 1983; para mais informações, vide a página a tanto destinada. De momento, o IFTTA conta apenas com três associados no Brasil e um em Portugal, como pode ser conferido no respectivo elenco.

sábado, abril 09, 2005

Estudo do meio

O Curso de Turismo da UNIVALE insere o chamado “estudo do meio” em sua nova proposta pedagógica. Este projeto visa uma aproximação maior entre aluno e produto turístico. Os alunos do 7º período estão desenvolvendo um projeto interdisciplinar de planejamento turístico rural e, em conjunto com os professores, participaram hoje do 1º estudo do meio rural, realizado na Fazenda Sabor da Fazenda, localizada em Pontal, distrito de Governador Valadares, oportunidade em que se fez o diagnóstico com levantamento do potencial turístico local.
A disciplina “Direito aplicado ao Turismo” propõe, como objetivo específico, demonstrar que a propriedade rural, como produto turístico, pode e deve desempenhar, além da função econômica, a função social.

Consumo de Tabaco nos Bares e Restaurantes de Portugal

Conforme consta de uma notícia publicada no jornal Público de hoje,
"A legislação que iria proibir o consumo de tabaco em locais de trabalho fechados, deixando de fora discotecas e bares e criando um regime de excepção para os restaurantes, já não vai ser publicada. O Governo decidiu avocar o diploma aprovado pelo seu antecessor a poucos dias das eleições, evitando que o Presidente da República fosse obrigado a vetar ou a promulgar uma legislação que tem despertado acesa controvérsia. Fê-lo no último dia possível: ontem terminava o prazo para que Jorge Sampaio tomasse uma decisão sobre esta matéria.
Aprovado a 3 de Fevereiro, o diploma interditava o consumo de tabaco em locais de trabalho fechados, mas era bem mais permissivo do que a primeira versão apresentada por Luís Filipe Pereira em Novembro de 2004 - que alargava a proibição a bares, discotecas e restaurantes. A versão suavizada aprovada em Conselho de Ministros criou uma regime especial para os restaurantes, prevendo mesmo a existência de estabecimentos para fumadores e dando um prazo aos proprietários dos restantes para criarem salas de fumo. [...]
Se a opinião do presidente do Conselho de Prevenção do Tabagismo, Pais Clemente, for tida em conta, a legislação será mais restritiva, proibindo o consumo de tabaco em bares e discotecas, como acontece na Irlanda, país pioneiro na Europa na aprovação deste tipo de lei. [...] Opinião diversa tem o presidente da Associação de Restauração e Similares de Portugal (Aresp), José Manuel Esteves, para quem uma eventual proibição total seria "grave": "Os fundamentalismos não fazem bem a nada". Seja como for, Esteves aplaude esta decisão do Governo, porque é sinal de que, desta vez, a associação irá ser consultada para a feitura da nova lei, ao contrário do que aconteceu no passado. [...] Alexandra Campos".

sexta-feira, abril 08, 2005

1.º Congresso de Direito Turístico e Ambiental de Bonito

Nos dias 16 e 17 de junho será realizado o primeiro Congresso de Direito Turístico e Ambiental de Bonito-MS, Brasil.
O evento conta com o apoio do IBCDTur - Instituto Brasileiro de Ciências e Direito do Turismo e discutirá assuntos ligados à Responsabilidade Civil nos acidentes de consumo por prestação de serviços eco-turísticos, aspectos tributários da atividade turística entre outros assuntos, vale a pena conferir o site do Congresso.

Abraços cordiais a todos.

quarta-feira, abril 06, 2005

Sistema de Incentivos à Economia (Turística) Digital

Num dos últimos actos do XVI Governo Constitucional, os Ministros das Actividades Económicas e do Trabalho, das Finanças e da Administração Pública e do Turismo subscreveram a Portaria n.º 382/2005, de 5 de Abril, a qual aprova o Regulamento de Execução do Sistema de Incentivos à Economia Digital (SIED), no quadro do Programa de Incentivos à Modernização da Economia (PRIME).
Entre as actividades explicitamente susceptíveis de apoio, encontram-se os Estabelecimentos Hoteleiros, os Parques de Campismo e Outros Locais de Alojamento de Curta Duração, os Restaurantes, os Estabelecimentos de Bebidas, as Agências de Viagens e Turismo e Outras Actividades de Apoio Turístico e as empresas de Aluguer de Veículos Automóveis, bem como as Gestoras de Salas de Espectáculos e Actividades Conexas, os Parques de Diversões, as Outras Actividades de Espectáculo, as Outras Actividades Recreativas, o Termalismo e ainda as Outras Actividades de Manutenção Física (nos termos da Classificação das Actividades Económicas), nestes casos desde que declaradas de interesse para o turismo, pela Direcção-Geral do Turismo.
Ainda que venha a ser previsivelmente reapreciada pelo Novo Governo, é relevante conhecer o respectivo conteúdo.
Ainda a propósito do PRIME e numa situação semelhante à do SIED, cabe referir o Sistema de Incentivos a Produtos Turísticos de Vocação Estratégica (SIVETUR), destinado a promover a qualificação da oferta turística nacional e cujo Regulamento de Execução em vigor foi aprovado pela Portaria n.º 59/2005, de 21 de Janeiro.

XXV Congresso Brasileiro de Turismo

A Associação Brasileira de Bacharéis em Turismo, em conjunto com suas seccionais, realizará o XXV Congresso Brasileiro de Turismo, de 02 a 06 de maio de 2005, em Belo Horizonte, MG, cujo tema central será “O turismo como força transformadora no mundo contemporâneo”. Para mais informações e inscrições acesse aqui.

Novo Decreto regulamentador da atividade turística.

Entra em vigor o Decreto 5406/2005, que regulamenta o cadastro obrigatório para fins de fiscalização das sociedades empresárias, das sociedades simples e dos empresários individuais que prestam serviços turísticos remunerados no território brasileiro, que agora passam a ter obrigatoriedade de possuírem registro no Ministério do Turismo para poder atuar no setor. Veja a íntegra do Decreto no link oficial.

terça-feira, abril 05, 2005

Em constituição o "IFTTA Argentina"

Do Dr. Juan Carlos Fairstein, recebemos a seguinte comunicação:
"En la reunión que se llevará a cabo el día 7 de abril próximo en el Colegio Público de Abogados de la Ciudad de Buenos Aires, quedará constituida la filial argentina de IFTTA con la denominación Foro de Abogados Especializados en el Derecho de los Viajes y el Turismo (IFTTA Argentina).
Han sido convocados para esta reunión destacados profesionales del Foro porteño, como asimismo Profesores de Derecho de la Naveación, Derecho Aeronaútico, Derecho del Consumidor y materias afines con el Derecho de los Viajes y el Turismo, el que aún no ha alcanzado en el nível académico la autonomía que pretendemos los promotores de la fundación de IFTTA Argentina.
Por ello, uno de los propósitos será confeccionar un Programa de Post-grado para abogados que sería desarrollado en el segundo semestre de este año en la Facultad de Derecho y Ciencias Sociales de la Universidad de Buenos Aires y que ya quedaría con carácter permanente para ser utilizado por las distintas Escuelas de Derecho que existen en el país." (As hiperligações foram acrescentadas por nós por forma a facilitar a plena compreensão do texto).
Pertecente à Fairstein, Montesinos & Asociados, o Dr. Fairstein é membro do IFTTA - Fórum Internacional dos Advogados das Viagens e do Turismo e está associado ao Travel Law Centre da University of Northumbria em Newcastle (Reino Unido).

segunda-feira, abril 04, 2005

Sempre em crescimento!

Acaba de juntar-se a nós o Dr. Miguel Torres Marques, Advogado e professor na ESHTE - Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, uma das instituições mais antigas e prestigiadas na formação turística e Hoteleira em Portugal, onde também lançou um Curso de Direito do Turismo, reconhecido pelo Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados.
Estamos certos que o seu contributo será impar para o aprofundamento do Direito do Turismo em Língua Portuguesa.

domingo, abril 03, 2005

O direito de rescisão nos contratos de "rent-a-car" na Comunidade Europeia - Acórdão do TJCE

Na sequência de uma breve referência por parte de Michael Wukoschitz, Vice-Presidente Executivo do IFTTA - Fórum Internacional dos Advogados de Viagens e Turismo, cumpre dar o devido relevo ao seguinte Acórdão do Tribunal de Justiça da Comunidade Europeia, proferido há cerca de duas semanas:
Acórdão do Tribunal (Primeira Secção) de 10 de Março de 2005. - easyCar (UK) Ltd contra Office of Fair Trading. - Pedido de decisão prejudicial: High Court of Justice (England & Wales), Chancery Division - Reino Unido. - Protecção dos consumidores em matéria de contratos à distância - Directiva 97/7/CE - Contratos de fornecimento de serviços de transporte - Conceito - Contratos de aluguer de veículos. - Processo C-336/03.
"Parte decisória - Pelos fundamentos expostos, o Tribunal de Justiça (Primeira Secção) declara:
O artigo 3.°, n.° 2, da Directiva 97/7/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 20 de Maio de 1997, relativa à protecção dos consumidores em matéria de contratos à distância, deve ser interpretado no sentido de que o conceito de «contratos de prestação de serviços de transporte» inclui os contratos de prestação de serviços de aluguer de automóveis."
O texto integral do Acórdão pode ser lido, em Língua Portuguesa, aqui.

sexta-feira, abril 01, 2005

Direito do Turismo na Alemanha: "Reiserechts-News" - Abril de 2005

A Reiserechts-News deste mês acaba de ser ditribuída.
Da responsabilidade do Prof. Dr. Ernst Führich, titular da Lehrstuhl für Reiserecht da Fachhochschule de Kempten e fundador da DGfR - Deutsche Gesellschaft für Reiserecht e. V., a mesma permite-nos acompanhar a evolução do Direito do Turismo naquele que é o maior mercado emissor da Europa e um dos maiores de todo o Mundo.
Na Página da Cátedra do Prof. Führich encontra-se também um Arquivo das anteriores edições da Reiserechts-News e um formulário de assinatura destinado ao seu envio directo por correio electrónico.

Um novo projeto para o Direito do Turismo...

Agradecimento especial ao Prof. Manuel David Masseno, pela iniciativa de se criar este Blawg de difusão de informações sobre o Direito do Turismo, e também pelo convite para participar deste projeto acadêmico.
Convocamos todos os alunos a participarem efetivamente para o desenvolvimento de mais este recurso de ensino e aprendizagem.
Abraços a todos,
Profª. Andreza S. Cruz