terça-feira, abril 19, 2005

Quando o turismo é um risco...político

Com um certo sarcasmo, o Desembargador Francisco Bruto da Costa publicou no Ciberjus um "post" no qual endossa um outro de Nuno Sousa no Barnabé de ontem intitulado "O barco do amor". Neste são relatadas as dificuldades sentidas pelo Presidente da Comissão Europeia, José M. Durão Barroso, por haver aceite a oferta de um cruzeiro.
Até pelo teor dos múltiplos comentários, uma excessiva disponibilidade para o turismo pode constituir um risco elevado... para os titulares de cargos políticos.

Actualização: o Diário de Notícias de hoje (22 de Abril) relata alguns desenvolvimentos do caso ao relatar que "O líder do grupo socialista no Parlamento Europeu, o alemão Martin Schulz, pediu a comparência do presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, na conferência de presidentes do parlamento, para explicar as suas férias no iate do magnata grego Spiro Latsis, em Agosto de 2004, quando o ex-primeiro-ministro português era presidente indigitado da Comissão.
O pedido de Schulz segue-se a um artigo publicado pelo influente diário alemão Die Welt e revelações de que o cruzeiro de Barroso e da sua família tinha um custo estimado em 20 mil euros, quando o valor máximo de um presente dado a um funcionário europeu atinge apenas 300 euros.", o texto integral do artigo pode ser lido aqui.