segunda-feira, abril 18, 2005

Curso sobre a certificação ecológica dos serviços de alojamento turísticos

No próximo dia 5 de Maio, a FUNDEC – Fundação para a Formação Contínua em Engenharia Civil, estrutura associada ao DECivil- Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura do Instituto Superior Técnico, da Universidade Técnica de Lisboa, organiza um Curso sobre Construção Sustentável no Turismo - Caso do rótulo ecológico comunitário para os serviços de alojamento turísticos.
Com Coordenação do Prof. Manuel Duarte Pinheiro e tendo por Formadores o própro e as Engenheiras Maria Delfina Serpa Pinto, da Direcção-Geral da Empresa do Ministério da Economia e Inovação, e Catarina Quintela, do Instituto do Ambiente do Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional, o Curso "envolve a apresentação das estratégias e práticas de projecto e gestão ambiental para a construção sustentável no domínio do turismo, com especial destaque para o caso do alojamento turístico e respectivo rótulo ecológico".
O Curso realizar-se-á nas instalações do DECivil entre as 9h30 e as 17h30, sendo valor da inscrição de € 250.
O Secretariado é integrado por Fernanda Correia e Vanessa Sobral e os contactos devem ser feitos através do E-mail: fundec@civil.ist.utl.pt - Tel.: + (351) 21 841 80 42 / 83 10 - Fax: + (351) 21 841 81 93
Para mais informações sobre o Curso é de consultar o respectivo Folheto.
Aproveitamos o ensejo para acrescentar que o denominado "rótulo ecológico comunitário" é uma marca de certificação destinada a atestar a conformidade de produtos e serviços a padrões ambientais mais exigentes que os normativamente impostos, credibilizando assim as alegações verdes recorrentes na comunicação comercial. Criado pelo Regulamento (CEE) n.º 880/92, do Conselho, de 23 de Março de 1992, e actualmente disciplinado pelo Regulamento (CE) n.º 1980/2000, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 17 de Julho de 2000, este regime pode aplicar-se a quase todos os produtos e serviços desde que a correspondente relevância leve a Comissão Europeia a estabelecer os necessários critérios técnicos. No que se refere aos serviços de alojamento turísticos tal ocorreu mediante a Decisão de 14 de Abril de 2003.
Atendendo à importância atribuída a este instrumento de promoção de uma maior eco-compatibilidade dos estabelecimentos hoteleiros, a Comissão Europeia promoveu a criação de uma Página específica para o divulgar.