quinta-feira, setembro 14, 2006

"Bruxelas propõe restrições a líquidos a transportar em bagagens de mão"

Nos termos de um artigo da jornalista Patrícia Viegas, constante do Diário de Notícias, "A Comissão Europeia pretende restringir a quantidade de substâncias líquidas que os passageiros poderão transportar no interior das suas bagagens de mão nos aviões.
O objectivo, anunciou ontem o comissário europeu dos Transportes, Jacques Barrot, é reforçar a segurança e evitar conspirações terroristas como a que foi desmantelada a 10 de Agosto no Reino Unido.
Nesse dia, as forças de segurança britânicas abortaram um plano terrorista que consistia em fazer explodir, em voo, uma série de aviões que partiam do Reino Unido com destino aos EUA, usando, para tal, líquidos com potencial explosivo e aparelhos electrónicos convencionais.
'Na sequência dos incidentes deste Verão, procurámos encontrar uma resposta proporcional às necessidades da segurança', disse o comissário europeu aos jornalistas, excluindo, segundo a AFP, uma proibição total do transporte de líquidos.
Assim, serão autorizados tamanhos mínimos de frascos para levar os líquidos, sendo obrigatório selar em sacos de plástico os produtos líquidos adquiridos nas lojas de 'duty free' dos aeroportos. Estas compras são comuns entre homens de negócios, por exemplo, que muitas vezes viajam só com bagagem de mão." (A hiperligação foi acrescentada)
Este texto está acessível na íntegra.