quinta-feira, setembro 14, 2006

"Air Luxor fecha rotas da Guiné e São Tomé"

Segundo o Jornal de Notícias, "A Longstock Financial, que controla a Air Luxor, suspendeu, ontem, as rotas regulares da companhia aérea para a Guiné- -Bissau e São Tomé e Príncipe, as duas únicas para onde opera regularmente. Em comunicado, a decisão é justificada pela 'difícil situação financeira' das filiais da Guiné e São Tomé, além da 'ausência de aviões próprios e o incumprimento de um contrato de terceiros para o aluguer de aviões que permitiriam o manutenção das rotas". A sociedade sedeada no Canadá afirma que 'decidiu reduzir as empresas à sua actividade mínima, com vista ao seu saneamento financeiro, reestruturação e aprovação de um plano de negócios'.
A Air Luxor tem vindo a adiar e cancelar desde 5 de Setembro voos para São Tomé e Guiné-Bissau, as duas únicas rotas que opera regularmente, deixando um número indeterminado de passageiros em terra. Os voos previstos foram adiados de segunda para terça-feira, mas acabaram por não se realizar.
No comunicado ontem divulgado, a Longstock afirma pretender 'retomar a actividade normal logo que seja normalizada a situação das frotas das companhias'. Refere ainda que 'estão em curso negociações para a adição de novos aviões' à frota da Air Luxor.
As companhias que habitualmente garantiam o aluguer de aviões à Air Luxor, como a EuroAtlantic e a White, estão a recusar-se a fornecer aparelhos sem pagamento prévio. Os dois únicos aviões que a companhia detém foram na semana passada arrestados em Paris, por incumprimento dos pagamentos do 'leasing'."