sexta-feira, setembro 08, 2006

"Air Luxor sem dois aviões e administradores"

Segundo o Jornal de Notícias de hoje, "Os dois aviões Airbus da Air Luxor que estão retidos no aeroporto de Orly, em Paris, foram arrestados por incumprimento de compromissos no passado. Esta situação provocou falhas no voo semanal entre Lisboa e S. Tomé, onde se encontram 90 passageiros à espera de ligação. Ontem, foi também conhecida a demissão dos dois vice-presidentes da Air Luxor, 15 dias depois de terem assumido funções. Os dois A320 estavam ao serviço da companhia aérea francesa Aigle Azur que, em Abril, celebrou um acordo comercial que lhe permitia explorar as rotas da empresa portuguesa, utilizando a frota e as tripulações da Air Luxor. Nos termos do acordo comercial, a Aigle Azur transferia para a Air Luxor um montante que foi previamente acordado, cabendo à companhia fundada pela família Mirpuri pagar os salários, trabalhos de manutenção e seguros.
Mas na segunda-feira, ambos os aviões foram arrestados quando aterraram em Paris por causa de dívidas da Air Luxor à Ansett, uma empresa australiana que é a proprietária dos dois Airbus. Em causa estará a falha do pagamento do aluguer e das taxas de sobrevoo. Não foi a primeira vez que isto aconteceu já a 23 de Agosto os dois A320 tinham sido imobilizados nas pistas de Orly, mas a situação acabou por ser resolvida com um acordo entre a Ansett e a Air Luxor, assinado em Lisboa.
Ontem, foi também conhecida a demissão dos dois vice-presidentes da Air Luxor Fernando Brito e António Oliveira e Silva, justificada em ambos os casos por 'razões pessoais'. Esta saída da companhia surge 15 dias depois de terem sido nomeados para o cargo pelo novo proprietário da companhia, o fundo de investimento luso-canadiano Longstock Financial, a quem os Mirpuri venderam a companhia, no início de Julho. Ontem, não eram ainda conhecidos os substitutos doss dois gestores, sendo que o jurista Vítor Pinto da Costa se mantinha como presidente do Conselho de Administração.
Em declarações à agência Lusa, uma fonte do Instituto Nacional da Aviação Civil disse que o INAC está "atento e fará cumprir a legislação' e que, caso o arresto se confirme, poderá tirar à Air Luxor o Certificado de Operador Aéreo." (As hiperligações foram acrescentada)