quinta-feira, agosto 17, 2006

"UE vai aprovar novas medidas antiterroristas"

Nos termos de um artigo do jornalista Armando Rafael, constante da edição de hoje do Diário de Notícias, "A União Europeia vai reforçar a sua cooperação antiterrorista, aumentando as medidas de controlo dos passageiros nos seus aeroportos e restringindo a venda de explosivos líquidos e dos equipamentos que lhes possam servir de detonador.
A decisão foi ontem tomada no decorrer da reunião informal que juntou, por iniciativa da presidência finlandesa, alguns ministros do Interior da UE em Londres, tendo em pano de fundo os atentados que estavam a ser planeados a partir dos aeroportos britânicos, envolvendo a explosão de uma dezena de aviões norte-americanos.
No final do encontro, em que Portugal se fez representar por José Magalhães, secretário de Estado adjunto do ministro da Administração Interna (MAI), o comissário europeu da Justiça e dos Assuntos Internos admitiu também a possibilidade de os aeroportos da União poderem vir a adoptar mecanismos biométricos de identificação para controlo dos respectivos passageiros.
O que, em termos práticos, pressupõe a hipótese de se poder recorrer à leitura digital da íris ou ao estudo detalhado das impressões digitais de todos os passageiros."
Este texto está acessível na íntegra.

Nota: O Comunicado Final Conjunto desta reunião apenas foi disponibilizado em Língua Inglesa.