sábado, agosto 12, 2006

"Segurança reforçada no aeroporto de Lisboa por tempo indeterminado"

Como dá conta um artigo da jornalista Inês Boaventura no Público de hoje, "O reforço das medidas de segurança em todos os voos com destino ao Reino Unido e aos EUA vai manter-se por tempo indeterminado em todos os aeroportos portugueses, adiantou o Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC). Em Lisboa, o dia de ontem foi marcado pelo cancelamento de pelo menos uma ligação aérea para Heathrow e por atrasos de cerca de uma hora na maioria dos voos para Londres.
Os procedimentos de segurança adoptados incluem a proibição de cada passageiro levar consigo no avião mais do que uma peça de bagagem, bem como de transportar 'garrafas e/ou recipientes que contenham líquidos ou gel cujo teor não possa ser comprovado'.
Foi também aumentada a inspecção física manual aleatória da bagagem de cabina, instituída a inspecção visual de todos os artigos electrónicos e proibida a realização do check-in fora do aeroporto.
O porta-voz do INAC salienta que estas medidas foram aplicadas a pedido das autoridades aeronáuticas britânicas e norte-americanas, mantendo-se em vigor 'até futura instrução em contrário'. Questionado sobre se estes procedimentos se poderão tornar norma, Jorge Vieira limitou-se a afirmar que 'há coisas que ficam e outras não', considerando que dizer mais do que isso seria 'especular'. [...]
De acordo com a agência Lusa, as autoridades do aeroporto de Lisboa colocaram ontem uma máquina de raio-x e um detector de metais antes da entrada para a zona franca, criando uma nova barreira de segurança. No dia anterior, o Ministério da Justiça já tinha anunciado um reforço da segurança em todos os aeroportos nacionais pela Polícia Judiciária, 'no âmbito das suas competências de combate ao terrorismo'
." (As hiperligações foram acrescentadas)