quinta-feira, agosto 17, 2006

"EUA vão exigir listas de passageiros dos voos para o seu território"

O Opção Turismo noticia que "O governo dos Estados Unidos vai passar a exigir brevemente as listas dos passageiros de todos os voos para ou com escala prevista em aeroportos norte-americanos, afirmou o secretário da Segurança Interna, Michael Chertoff.
A nova regulamentação aérea, que deverá estar pronta no princípio de 2006, tornará permanente a medida provisória de contra-terrorismo adoptada depois descoberta pelas autoridades britânicas na semana passada de uma conspiração terrorista que pretendia fazer explodir dez aviões comerciais.
O responsável político norte-americano adianta que esta mudança já estava a ser discutida há vários meses, muito antes da descoberta do plano para fazer explodir dez aviões comerciais com destino aos Estados Unidos." (A hiperligação foi acrescentada)

Actualização: Sobre este assunto, o Público Última Hora revela que "A relações públicas da TAP Isabel Palma explicou hoje que o envio da lista de passageiros e tripulantes para as autoridades norte-americanas, de voos com destino aos Estados Unidos, é uma medida que já vigora desde o 11 de Setemebro de 2001, pelo que o anúncio feito ontem pela Administração Bush não é uma novidade para a transportadora portuguesa.
'Há uma série de regras que têm vindo a ser implementadas e esta é uma delas. Não é uma novidade', disse a responsável, adiantando que poderá estar em causa uma alteração da metodologia"