sexta-feira, agosto 04, 2006

"Agência Espacial Europeia ajuda empresas europeias a preparar turismo espacial"

Segundo o Turisver, "A Agência Espacial Europeia (ESA) vai ajudar três empresas privadas a desenvolver planos de turismo no espaço, com vista à possibilidade de futuramente se promover férias no espaço.
A ESA propõe-se a ajudar empresas privadas a 'fazer deslocar' este negócio na Europa, no âmbito de um programa de análise da viabilidade de veículos espaciais para voos comerciais.
Verificar a viabilidade das missões e analisar o planeamento de actividades das empresas privadas europeias envolvidas faz parte do Programa Geral de Estudos da ESA, que irá seleccionar três propostas para posterior estudo.
Cada empresa seleccionada receberá 150 mil euros para desenvolver os seus planos sob orientação e ajuda de uma equipa de peritos da ESA. O estudo irá rever o esboço da nave espacial e o plano da missão, assegurando que são tecnicamente viáveis e desenvolver bons planos de negócios que permitam às empresas abordar potenciais investidores.
Segundo a ESA vão ainda definir as experiências que os turistas espaciais podem esperar, tais como quanto tempo vão ficar em ausência de gravidade, quanto treino vão necessitar e em que forma terão de estar.
Esta é a primeira vez que um estudo da ESA pretende pôr empresas privadas a trabalhar no desenvolvimento de veículos espaciais tripulados para o mercado de turismo espacial." (A hiperligação foi acrescentada)

Nota: Para mais informações sobre o Turismo Espacial e a respectiva disciplina jurídica, remeto, de novo, para os nossos posts de 7 e de 27 de Julho de 2005, de 3 de Janeiro e de 22 e 23 de Fevereiro últimos, de bem como a Página da STELA - Space Travel Law Association / Associação do Direito das Viagens Espaciais.