terça-feira, janeiro 03, 2006

Nos Estados Unidos: "Publicada regulamentação para o turismo espacial"

De acordo com a edição de hoje do jornal Público, As "Excursões turísticas espaciais ainda são uma coisa do futuro. Mas os Estados Unidos estão já a preparar-se para esse futuro: foram publicadas mais de 120 regras de projectos de regulação do turismo espacial, que englobam desde os exames médicos a que têm de se submeter, até aos requisitos de formação técnica da tripulação. O que não está incluído, diz a AP, são especificações sobre as naves que levarão os turistas para o espaço - que ainda estão em desenvolvimento.
Há um ano, o Presidente George W. Bush deu luz verde a legislação para ajudar a indústria do turismo espacial a nascer, sem grande interferência governamental. Estas propostas representam a primeira fase de regulamentação proposta pela Administração Federal de Aviação para que se estabeleça essa indústria.
Sabe-se já que não será qualquer um que poderá ir para o espaço: além de ter dinheiro para a passagem, tem de passar exames físicos e treinar-se para a viagem." (As hiperligações foram acrescentadas)