quarta-feira, julho 27, 2005

"Turismo espacial Rússia vai vender programa que inclui viagem à Lua"

Pelo menos aparentemente e depois de algumas iniciativas pioneiras e a pedido, o Turismo Espacial está se aproximando da maturidade.
Assim, o jornal
Público de hoje noticia que "Os turistas com ambições e bolsos bem recheados já podem começar a planear uma viagem bem especial: um pacote de sete dias na Estação Espacial Internacional, seguido de uma volta à Lua. A oferta é russa, com saída do Cazaquistão num foguetão Soiuz e o preço 83 milhões de euros. De acordo com a agência Reuters, foi noticiado por um jornal russo que a empresa Energia, que constrói naves espaciais, já apresentou o pedido de autorização deste programa à Agência Espacial Federal russa. A agência de notícias russa Novosti diz que o recém-eleito presidente da Energia, Nikolai Sevastianov, tem estado envolvido numa onda de protestos de trabalhadores que põem em causa as suas capacidades como engenheiro. Em comunicado a esta agência, o astronauta Alexei Leonov mostrou-se pessimista quanto ao projecto, uma vez que considera que a tecnologia espacial russa não é fiável. O tempo de construção do equipamento necessário ao arranque do novo programa está estimado em dois anos. A Agência Espacial russa já levou dois turistas à Estação Espacial, mas a um preço mais baixo: 16 milhões de euros.".

Sobre esta matéria e com referências bibliográficas sobre as respectivas implicações jurídicas, vide o nosso post de 7 de Julho último.