quinta-feira, fevereiro 23, 2006

"Turismo espacial"

Nos termos de um artigo de Cláudia Luís, publicado no Jornal de Notícias de hoje, "'Sinto mais o facto de ser o primeiro português a viajar no espaço, do que a ideia de participar num capítulo da História mundial', diz Mário Ferreira, um dos 100 membros-fundadores da Virgin Galactic. O título traduz-se nisto o empresário integra o clube que transformará o turismo espacial numa realidade. A viagem inaugural está prevista para o final de 2008 ou início de 2009. 'Já viu bem? Vou sair do Mundo e voltar...'
Mário Ferreira, presidente da Douro Azul, estava nos Estados Unidos da América quando a televisão nacional transmitia em directo a viagem experimental. Nesse inesquecível 4 de Outubro de 2004, 'inscrevi-me imediatamente para ser fundador', recorda. O impulso não se justificou tanto pelo 'fascínio do espaço - mais, mas muito mais pela novidade 'turismo espacial'!'" (As hiperligações foram acrescentadas)
Esta peça está disponível em texto integral.

Nota: Tal como ontem,
para mais informações sobre o Turismo Espacial e a respectiva disciplina jurídica, remeto para os nossos posts de 7 e de 27 de Julho de 2005 e de 3 de Janeiro de 2006, bem como a Página da STELA - Space Travel Law Association / Associação do Direito das Viagens Espaciais.