quarta-feira, agosto 02, 2006

Em Portugal, "Governo lança campanha de prevenção para os viajantes"

O Turisver noticia que "A Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas lançou ontem uma campanha de prevenção, que mostra aos viajantes portugueses quais os apoios que poderão receber do Governo quando viajem para o estrangeiro.
A campanha consiste na distribuição de um milhão de panfletos com conselhos aos turistas portugueses em todos os aeroportos e agências de viagens do país e nos consulados de Portugal no estrangeiros.
Com os panfletos os viajantes ficam a saber qual a protecção consular que poderá ser prestada e os procedimentos que devem adoptar antes e durante as deslocações ao estrangeiro, assim como a segurança, as leis locais, o tipo de condução e o consumo de drogas e de bebidas alcoólicas.
Segundo o secretário de Estado das Comunidades, António Braga, 'há cada vez mais portugueses a viajar para destinos mais variados, daí que seja importante saberem com aquilo que podem contar no estrangeiro'.
O responsável aconselha ainda os portugueses que pretendam viajar a inscreverem-se no consulado português mais próximo: 'Os portugueses devem dar nota do local onde vão permanecer e durante quanto tempo'.
Ainda no âmbito da campanha, os viajantes são informados que o Governo português não os pode libertar da prisão, investigar um crime, pagar a um advogado ou a um médico, suportar as despesas dos hotéis e dos hospitais, bem como pagar funerais ou transladações e ou documentos de viagens, excepto em condições muito especiais. Na campanha são ainda prestadas informações para os portugueses que queiram trabalhar no estrangeiro.
Segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas a campanha vai decorrer até ao Natal, altura em que será feita uma avaliação da iniciativa." (A hiperligação foi acrescentada)