quarta-feira, julho 26, 2006

"ICN diz que Turismo de Natureza deve beneficiar populações e ter valor acrescentado"

Segundo o Público Última Hora, "O Instituto de Conservação da Natureza (ICN) defende que o turismo de natureza deve beneficiar as populações locais e integrar valores para além da localização geográfica e da oferta de alojamento.
O turismo de natureza é um dos temas centrais das conferências integradas na primeira edição da Feira Nacional de Parques Naturais e Ambiente, que começa amanhã e termina domingo em Olhão, no Algarve.
'Actualmente, o conceito está muito centrado nas áreas protegidas, mas este modelo apresenta algumas fragilidades porque não permite ganhar dimensão e é um produto que só se diferencia pela sua localização geográfica', explicou o director dos serviços de apoio às áreas protegidas do ICN, Henrique Pereira dos Santos.
O potencial de desenvolvimento do turismo de natureza está a ser estudado no âmbito do Plano Estratégico Nacional do Turismo e pelo próprio ICN.
O responsável sustenta que o conceito deve ser aplicado a todo o território (em vez de estar circunscrito às áreas protegidas), embora sempre ligado aos valores naturais." (As hiperligações foram acrescentadas)
Este texto está acessível na íntegra.