quarta-feira, março 15, 2006

"União Europeia elabora 'lista negra' de companhias aéreas perigosas"

Como noticia o Público Última Hora, "Os 25 Estados membros da União Europeia chegaram hoje a acordo sobre os nomes das companhias aéreas consideradas perigosas a inscrever na sua primeira 'lista negra' conjunta, anunciou hoje a Comissão Europeia.
Os nomes das companhias que serão inteira ou parcialmente interditas a voar sobre o território da União Europeia não serão tornados públicos até que a Comissão Europeia assuma interinamente a decisão tomada, por unanimidade, pelos peritos de segurança aérea dos 25 Estados membros.
'Estou neste momento apto a propor à Comissão Europeia que adopte a 'lista negra' rapidamente, que a publique e que assegure que as companhias que foram identificadas não terão a possibilidade de entrar na Europa até que resolvam os seus problemas', explicou o comissário europeu para os Transportes, Jacques Barrot.
Os critérios que serviram para a elaboração da 'lista negra' baseiam-se, essencialmente, 'nos resultados de controlos efectuados nos aeroportos europeus', na utilização pelas companhias em questão de 'aviões com má manutenção, antigos ou ultrapassados', ou ainda na 'incapacidade das companhias em corrigirem as deficiências identificadas durante as inspecções'.
Para redigir a lista, os peritos utilizaram informações fornecidas pelos 25 com base nas suas próprias 'interdições de exploração e restrições operacionais'.
Em Fevereiro, França propôs que fossem incluídas na lista as companhias Phuket Airlines (Tailândia), International Air Services (Libéria), Air Koryo (Coreia do Norte) e Air Comores.
A validação da lista pelo Executivo europeu deverá ocorrer dentro de uma semana, indica ainda o comunicado de Bruxelas."

Nota: O referido Comunicado apenas foi difundido pela Sala de Imprensa da União Europeia nas Línguas Francesa, Inglesa e Alemã. Enquanto um documento de Perguntas&Respostas tão só o foi em Francês.