quarta-feira, março 15, 2006

No Brasil governo estuda medidas para tentar acabar com overbooking.

O presidente da Infraero, Carlos Wilson, afirmou ontem que o Governo estuda uma forma de acabar com a prática de overbooking que consiste em aceitar um número de passageiros maior do que a capacidade dos aviões para evitar que as desistências de última hora - o chamado no-show - gerem ociosidade nos voos. Apesar de admitir a adoção de multas para as empresas, Carlos Wilson disse que "o melhor caminho é o entendimento".
O estudo para acabar com o overbooking foi determinado pelo vice-presidente José Alencar. A medida é consequência da repercussão do episódio do general Francisco Albuquerque, vítima de overbooking em um vôo da TAM na quarta-feira de cinzas. De acordo com o DAC - Departamento de Aviação Civil, a TAM líder no setor, é a recordista de reclamações de passageiros para casos de overbooking.
A Gol é a única empresa no Brasil que não pratica overbooking pois não tem um sistema de reservas."Uma vez vendido o bilhete, o sistema tira aquele assento do ar, quem compra tem 100% de certeza que o assento estará disponível", diz o vice-presidente de Marketing da Gol, Tarcísio Gargioni.
Fonte: jornal impresso O Estado de São Paulo, B16 de 15/03/2006 com adaptações.