segunda-feira, fevereiro 20, 2006

Portugal lança "Mega-plano de promoção turística para contornar arrefecimento espanhol"

Nos termos de um artigo do jornalista Luís Reis Ribeiro, publicado no Diário Económico de hoje, "O turismo é a principal exportação nacional (face ao total de bens e serviços vendidos) e como sector representa cerca de 10,4% do Produto Interno Bruto (PIB), devendo este valor aumentar nos próximos anos com o arranque dos grandes investimentos e dos incentivos às PME. Espanha foi eleita como mercado vital para 2006, diz o Governo, que lançou um Plano de Promoção Turística (PPT) no valor de sete milhões de euros. Um quinto será canalizado para o mercado vizinho de modo a convencer os espanhóis a virem mais vezes e e por mais tempo a Portugal.
Questionado pelo DE, o secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, confirmou que o investimento promocional total foi reforçado em 15% face a 2004. 'O mercado espanhol representa 20% do investimento do PPT nacional, pelo que estou certo que conseguiremos atenuar os efeitos de uma eventual retracção ao consumo no mercado espanhol em 2006', assegurou o responsável."
Este artigo está acessível em texto integral.