domingo, fevereiro 19, 2006

Guias vão instruir turistas de blocos em quatro línguas

FOLHA DE S.PAULO - COTIDIANO, 16/02/2006 // DA AGÊNCIA FOLHA, EM SALVADOR

Preocupados em garantir a segurança dos turistas no Carnaval, os principais blocos e trios elétricos de Salvador contrataram guias poliglotas para orientar os foliões em quatro idiomas - português, inglês, espanhol e alemão.
"As informações vão desde o tempo do percurso, pontos turísticos e locais mais seguros de saída quando o trio se dispersar", disse André Silveira, diretor do bloco Eva.
Os maiores hotéis da capital baiana também adotaram uma medida preventiva para preservar a integridade dos seus hóspedes -contrataram seguranças e carros especiais, com ar-condicionado, para transportar os turistas até os trios elétricos.
"A nossa idéia é impedir que o turista se perca na multidão e corra risco de ser assaltado. Então, vamos levá-lo e buscá-lo todos os dias", diz Paulo Souza Campos, funcionário de um hotel na orla de Salvador.
Dados da Bahiatursa (órgão oficial de turismo do Estado) revelam que cerca de 2,3 milhões de foliões devem participar da folia - do total, 800 mil são turistas nacionais e estrangeiros.
O governo estadual anunciou a instalação de 17 câmeras em pontos estratégicos nos 25 quilômetros da folia.