segunda-feira, fevereiro 20, 2006

Em Viana do Castelo (Portugal), "Amigos dos Caminhos de Santiago sinaliza costa"

De acordo com a edição de hoje do Jornal de Notícias, "A Associação de Amigos dos Caminhos de Santiago de Viana do Castelo (AACSV) está a efectuar a sinalização do 'caminho da costa', que liga Castelo de Neiva a Valença.
A tarefa deverá estar concluída em 2007, altura em que as atenções se virarão para a sensibilização das autarquias para a criação de mais albergues, no distrito, para os peregrinos, revelou o presidente Hugo Pastor. De momento, 'completamente sinalizados estão algumas partes do percurso, nomeadamente, entre Castelo de Neiva e o Monte da Olá, em Vila Nova de Anha, e entre as Ursulinas, em Viana do Castelo, e o mosteiro de Cabanas, na freguesia de Afife', garantiu o presidente da Associação de Amigos dos Caminhos de Santiago de Viana do Castelo.
A AACSV, que tem 40 associados, está, agora, 'a efectuar o estudo do traçado até Valença, reunindo toda a informação possível, e fazendo o reconhecimento do terreno para que caminho seja o espelho da autenticidade do percurso até Santiago de Compostela', referiu Hugo Pastor.
Depois disso será, então, completada a sinalização, tarefa que deverá estar concluída em 2007.
'Numa segunda fase, iremos tentar sensibilizar as autarquias para que se criem albergues, em média, de 20 em 20 quilómetros', garantiu o responsável pela AACSV.
'O ideal seria que, além do de Valença, o único albergue existente no distrito, existissem outros em Vila Nova de Cerveira, Caminha, e Viana do Castelo', salientou ainda Hugo Pastor."