domingo, fevereiro 19, 2006

O Show dos Rolling Stones no Rio

Bayard Boiteux e Maurício Werner

O Rio de Janeiro sediou o maior show dos Rolling Stones, em sua última turnê mundial. É interessante como os artistas que estão prestes ase aposentar escolhem sempre nossa cidade para shows milionários, como aconteceu com Frank Sinatra, no Maracanã.
Embora a época não seja a mais adequada para tal espetáculo, já que estamos em plena alta estação e há menos de dez dias do Carnaval, trata-se de uma oportunidade de aumentar ainda mais a ocupação hoteleira, que vai chegar a100% na orla marítima, e permitir uma venda institucional do Rio, baseada na popularidade de Copacabana e no mito dos roqueiros de Satisfaction.
A criação de eventos populares como forma de lazer da população anfitriã e captação de turistas nacionais, no caso específico, é uma política pública relevante, que deve ser sempre acompanhada de um procedimento de preservação do meio ambiente e da ordem urbana, além de uma boa convivência com os moradores que ficam no entorno de tais locais.
Embora, tenhamos consciência de que as praias permitem uma veiculação mais forte de um show, do ponto de vista do Rio, é sempre bom lembrar a obra magistral de Niemeyer, construída a pedido de Brizola, o Sambódromo, que queria acabar com a montagem e desmontagem de arquibancadas na Presidente Vargas, mas também se tornar o palco definitivo de shows de médio porte, o que infelizmente não ocorreu.
O Rio finalmente tem recebido, de forma coerente, uma atenção especial da prefeitura, no tocante aos eventos e ao turismo, embora tenha que criar o calendário dos 12 eventos, do porte do Réveillon e do Carnaval, mensalmente, como preconiza o competente e carismático secretário de Turismo, Rubem Medina.
Os Rolling Stones vão mudar durante algumas horas a paisagem do Copacabana Palace, grande herança que a família Guinle nos deixou, e seus arredores, mas esperamos que deixem o testemunho de que o Rio é hoje uma das cidades mais preparadas do mundo para a realização de grandes eventos públicos e aguarda novas bandas.

Bayard Boiteux dirige o curso de Turismo da UniverCidade e Maurício Werner preside a empresa de consultoria em turismo Planet Work