quinta-feira, setembro 01, 2005

"Aviação - Presidente francês propõe taxa solidária para 2006"

Na linha do antes referido estudo do serviços da Comissão Europeia e reiterando uma iniciativa de Junho, a Turisver noticia que "O presidente francês, Jacques Chirac, solicitou ao governo a implementação de uma nova taxa nos bilhetes aéreos, a ser aplicada em 2006, destinada a financiar a ajuda aos países em desenvolvimento.
Segundo as estimativas do executivo francês, os fundos recebidos pela implementação desta nova taxa podem alcançar os 2,4 mil milhões de euros anuais, a utilizar, numa primeira vertente, na luta contra a sida, tuberculose e paludismo.
'Juntamente com a França, também a Alemanha, Argélia, Brasil, Chile e Espanha decidiram apresentar de forma conjunta este projecto à ONU. Com o objectivo de conseguir que ele seja aplicado da forma mais ampla e rápida possível, a França acolherá, em Fevereiro de 2006, uma conferência internacional para abordar a iniciativa', indicou o presidente francês.
Esta medida, que já recebeu o apoio do secretário geral da ONU, Kofi Annan, durante o último encontro do G8, foi bastante criticada pelos profissionais do sector, principalmente as companhias aéreas. As transportadoras vêem como negativo a criação de uma taxa solidária, ainda que seja voluntária, num momento em que o preço dos bilhetes está constantemente a ser agravado devido ao aumento dos combustíveis.".