quinta-feira, setembro 01, 2005

"Suíça publica 'lista negra' de companhias aéreas"

O Diário Económico acaba de noticiar que "O Governo suíço publicou hoje a sua 'lista negra' de transportadoras aéreas proibidas de aterrar no país, que inclui apenas duas companhias: a egípcia Flash Airlines e a Air Van Airlines, da Arménia.
O Gabinete Federal de Aviação Civil (OFAC) indicou que estas companhias aéreas não podem aterrar em território nacional devido a 'problemas sistemáticos de segurança', precisando que o facto de 'uma companhia não estar incluída na lista não significa que cumpra as normas internacionais de segurança'.
Em comunicado, o OFAC recordou que apenas as transportadoras aéreas que voam na Suíça são submetidas às suas revisões e que os controlos SAFA (avaliação de segurança de aeronaves estrangeiras) não permitem inspeccionar todos os aviões que aterram no país.
O OFAC indicou ainda que os seus técnicos realizam controlos aleatórios nos aeroportos suíços para verificar se as companhias respeitam as normas de segurança vigentes, admitindo que estas diligências 'não têm as características de uma inspecção completa na medida em que essa é uma responsabilidade das autoridades aeronáuticas que exercem a vigilância efectiva das suas companhias nacionais através de revisões e auditorias a fundo'.
Desta forma, o Gabinete de Aviação Civil deixou claro que as companhias sem autorização nos países da União Europeia (UE), Noruega e Islândia, não podem obter permissão para voar na Suíça.
França tinha já publicado uma 'lista negra' com cinco companhias aéreas consideradas pouco seguras: a norte-coreana Air Koryo, a norte-americana Air Saint Thomas, a International Air Services, da Libéria, a Phuket Airlines, da Tailândia, e a moçambicana Linhas Aéreas de Moçambique." (As hiperligações foram acrescentadas)