quinta-feira, setembro 01, 2005

Procurando uma alternativa às "listas negras" nacionais, "Europa discute critérios de segurança das companhias aéreas"

A Turisver revela que "Os directores gerais da aviação civil da União Europeia vão encontrar-se no dia 7 de Setembro com o objectivo de homogeneizar os critérios de segurança que regem as companhia aéreas que operam no espaço aéreo comunitário. Uma das iniciativas mais polémicas que vai ser discutida na reunião é a criação de uma lista negra de companhia aéreas que não cumpram os requisitos mínimos de segurança exigidos.
A União Europeia aprovou, no passado mês de Abril, a criação da lista negra, que estará terminada no final do ano ou no início de 2006. Após a aprovação por parte do Parlamento Europeu e entrada em vigor do regulamento, cada estado membro procederá à elaboração de uma lista nacional e, no final do processo, a Comissão Europeia apresentará uma lista comum a toda a União Europeia. Este plano de acção prevê também um aumento da vigilância por parte das autoridades de forma a assegurar o cumprimento das normas estabelecidas.
Embora alguns países, como a França, Bélgica e Reino Unido já tenham publicado as suas listas, a Itália continua a manifestar a sua oposição às listas negras e prefere dar a conhecer as listas brancas, ou seja, as companhias aéreas mais seguras.".