quinta-feira, outubro 26, 2006

"Air Luxor quer voar mas INAC desconhece"

De acordo com um artigo de Isabel Forte, publicado no Jornal de Notícias de hoje, "A Air Luxor (AL) anunciou, ontem, que vai retomar os voos e que a operação de low-cost da empresa se passará a denominar 'Fly3x2.com'. Mas o Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC) afirma desconhecer o pedido por parte da AL para a obtenção de um novo certificado de operação aérea.
A companhia revelou, anteontem, que iria recuperar os voos de S. Tomé e Guiné-Bissau, estando a 'preparar todo o processo junto do INAC'. Porém, à Lusa, o instituto garantiu que 'até terça-feira não tinha dado entrada no INAC qualquer pedido formal' da AL.
Recorde-se que, em Setembro, a pedido dos locadores dos aviões arrestados em Paris, o certificado de operação aérea foi suspenso à companhia pelo INAC, impedindo-a de voltar a desenvolver a actividade de transporte aéreo. De igual modo, foram suspensas as duas únicas linhas que a AL ainda mantinha, entre Lisboa e S. Tomé e Guiné Bissau, por causa dos sucessivos cancelamentos de voos. A decisão do INAC, de não deixar voar a AL, foi entretanto publicada em Diário da República. Para retomar os voos, a companhia terá de fazer um novo requerimento para obter a licença de transporte aéreo, explicou à Lusa o INAC.
A Air Luxor informou, também, que vai lançar para o Verão IATA operações charter para Antigua, Cancun, Punta Cana, Fortaleza, Natal, Salvador, Sal, Las Palmas, Tenerife, Lanzarote, Ibiza, Hurghada, Dubai, Maldivas e Toronto. E que a participada STP vai lançar rotas para oito capitais africanas." (A hiperligação foi acrescentada)