quarta-feira, outubro 18, 2006

"Ruídos dos bares em debate morno" no Porto

Como relata Manuel Vitorino no Jornal de Notícias de hoje, "Como conciliar o direito ao sossego dos moradores e os interesses dos comerciantes de diversão nocturna? A questão pairou, ontem, no decorrer do fórum promovido pela Associação de Bares da Zona Histórica do Porto (ABZHP) e no final, nem todos manifestaram consenso de posições.
'Existe alguma impunidade e penso ter chegado a altura do cumprimento da lei. Embore pense que o direito ao descanso não possa ser perturbado pelo direito à diversão', lembrou Sampaio Pimental, vereador das Actividades Económicas da Câmara do Porto.
António Tavares, presidente da Associação, lançou para a plateia o problema da liberalização dos horários e defendeu uma 'coabitação saudável' entre moradores e empresários. Por uma razão simples 'os bares e discotecas são criadores de emprego' e a dinamização da Baixa portuense terá de passar pela autorização de novos espaços de diversão nocturna.
'Todos têm direito ao descanso, mas convém lembrar que a maior parte dos estabelecimentos funcionam sem licença e insonorização dos espaços. Muitas vezes, quando os moradores fazem queixas, são vítimas de represálias e são amedrontados', recordou Ponciano Serrano, presidente da Junta de S. Nicolau, porventura a fregueia do centro histórico com mais bares por metro quadrado." (As hiperligações foram acrescentadas)
Este artigo está acessível em texto integral.