sábado, outubro 21, 2006

"Turismo religioso com projecto na rede dos santuários"

Nos termos de um artigo de Magalhães Costa, também publicado no Jornal de Notícias, "O aumento de visitas turístico-religiosas aos santuários do Minho faz parte dos objectivos da TUREL - Desenvolvimento e Promoção do Turismo Cultural e Religioso, tendo em vista a captação de novos públicos à denominada 'Rota dos Santuários'. Para o efeito, a TUREL aposta numa rede de 'guias turísticos', cujo trabalho - em curso - contempla uma parceria com as autarquias, comissões regionais de turismo e operadoras turísticas.
A 'Rota dos Santuários' surge como um projecto que, segundo o cónego Eduardo Melo Peixoto, 'privilegie toda a imponência patrimonial dos santuários, mas igualmente toda a sua história e cultura'.
Reconduzido na presidência da TUREL para mais um mandato de dois anos, Eduardo Melo Peixoto referiu a elaboração de 'guiões' de santuários minhotos, já à disposição dos turistas e fiéis. É o caso dos santuários do Sameiro e Bom Jesus (Braga), Penha (Guimarães), Senhora do Carmo (Vila Nova de Famalicão), Porto D'Ave (Póvoa de Lanhoso) e S. Bento da Porta Aberta (Terras de Bouro).
'Sentimos, ainda, a necessidade de melhorar as condições de recepção dos visitantes e turistas aos santuários e monumentos nacionais', disse o prelado, não deixando de sublinhar o trabalho que vem sendo feito pelas várias confrarias na valorização - e criação de infra-estruturas - das estâncias turístico-religiosas.
É, neste contexto, que a TUREL pretende, ainda, concretizar e promover o chamado produto 'Peregrinos dos Santuários', tendo em vista o melhor acolhimento de turistas nos equipamentos turísticos existentes nos santuários. Em curso está, ainda, a integração da TUREL nas redes internacionais de turismo." (A hiperligação foi acrescentada)