terça-feira, outubro 24, 2006

Litoral brasileiro - Cidades aprovam leis que permitem e que restrigem a verticalização.

Enquanto a Cidade de Ubatuba limita, a cidade de São Sebastião permite a verticalização de prédios de até 20 metros em áreas mistas e de até 15 metros na Costa Sul (onde fica Maresias).
A Cidade de Ubatuba, vai substituir a atual Lei de Uso e Ocupação do Solo para limitar a construção de prédios permitida na Cidade há 22 anos. A substituição da lei 711 de 1984 foi prevista pelo Plano Diretor, votado pela Câmara, que deve ser sancionado até o fim deeste mês pelo Prefeito Eduardo César (PL). A preocupação principal é com a vocação turística do município. "O vetor do desenvolvimento será o turismo, é o que vai ser priorizado", informou o acessor de Planejamento do município, René Nakaia.
Na contramão da revisão adotada por Ubatuba, o futuro ambiental e turístico de São Sebastião pode ser alterado se for aprovado o novo Plano Diretor, que permite a verticalização. Na maioria das praias os prédios mais perto da orla são mais baixos que a altura máxima permitida. Para o Secretário do Meio Ambiente, Téo Baliero, com 75% de sua área de preservação ambiental, o município afasta empreendimentos.
Fonte: mídia impressa O Estado de São Paulo, C10 de 24/10/2006 com adaptações.