quinta-feira, setembro 28, 2006

"Virgin Galatic apresenta a nave comercial SS2 em Nova Iorque"

O Diário Digital noticia que "Richard Branson apresentou hoje em Nova Iorque um modelo do que vai ser o interior do Space Ship Two (SS2), a primeira nave espacial sub-orbital comercial da Virgin Galactic.
Projectada pelo inglês Seymour Powell, a nave vai transportar seis passageiros e dois pilotos, que durante o voo poderão sair dos seus lugares para fazer experiências ou apenas observar a Terra e a Lua através das 15 janelas es trategicamente distribuídas.
Na apresentação, Richard Branson disse que tem como objectivo a construção do primeiro 'sistema de lançamento ambientalmente benigno e provar definitivamente a viabilidade comercial de um sistema de lançamento espacial seguro, que acreditamos será capaz de levar até ao espaço não só a carga e experiências científicas mas também pessoas'.
Como o SS1, que em 21 de Junho de 2004 completou com êxito o primeiro voo espacial civil, o SS2 será também lançado de um avião especial, o White Knight 2, a uma altitude de 60 mil pés (18.200 metros). O White Knight 2, que tem uma envergadura semelhante à de um Boeing 7 57, deverá estar pronto para voar no terceiro trimestre de 2007.
O SS2, que está a ser construído na Scale Composites, no deserto do Mojave, Califórnia, deverá estar concluído dentro de um ano, tendo o tamanho de um jacto executivo.
Os primeiros voos de teste deverão ser efectuados em 2008, estando as operações comerciais marcadas para 2009." (A hiperligação foi acrescentada)