quarta-feira, setembro 27, 2006

"WWF diz que alguns dos pratos de peixe mais populares na Europa resultam da pesca ilegal"

O Público Última Hora dá conta que "Alguns dos pratos de peixe mais famosos na Europa são cozinhados com espécies gravemente ameaçadas pela sobre-exploração e pesca ilegal, como a solha, atum, bacalhau e o lagostim, alerta a organização WWF, num novo relatório.
O relatório 'Fish Dish – Exposing the Unacceptable face of Seafood' analisou seis dos pratos mais populares na Europa e alertou os governos para serem mais rigorosos na gestão das pescas.
No caso da solha (Pleuronectes platessa), cerca de 80 por cento de algumas capturas no Mar do Norte são rejeitadas borda fora, já mortas, porque são demasiado pequenas ou menos valorosas do que o resto do pescado. Para pescar espadarte (Xiphias gladius), os navios capturam, involuntariamente, tubarões. A WWF estima que morram cem mil destes animais todos os anos.
'Nem tudo o que é apanhado nas redes chega à mesa do jantar', disse Justin Woolford, responsável pela campanha de pescas europeias da WWF. 'O rasto da destruição deixado pela pesca industrial deve ser detido ou as crianças ficarão com um oceano vazio'."
Este artigo está disponível em texto integral.