quarta-feira, setembro 27, 2006

"Triagem de lixos distingue restaurantes" de Aveiro (Portugal)

Como dá conta um artigo de José C. Maximino, publicado na edição de hoje do Jornal de Notícias, "A Câmara Municipal de Aveiro e a SUMA, concessionária da recolha de resíduos sólidos urbanos (RSU), distinguiram, ontem, meia centena de restaurantes com diplomas e autocolantes de 'Restauração Ecológica', pela adopção de boas práticas em matéria de triagem, acondicionamento e deposição de lixos.
Vinte e três estabelecimentos receberam diplomas de cinco estrelas, 24 de quatro estrelas e três de três estrelas, de acordo com os diferentes níveis de assimilação de boas praticas, que evidenciaram ao longo do período de dois anos, em que foram observados. Depois de uma primeira abordagem, para sensibilização, os restaurantes foram objecto de três auditorias, destinadas a avaliar a prestação de cada estabelecimento, por forma a garantir 'a criação de hábitos e a implementação de rotinas'.
A campanha 'Pratos Limpos', promovida pela autarquia e pela concessionária da recolha de lixos, com o objectivo de sensibilizar os proprietários dos estabelecimentos para a importância da recolha selectiva e de políticas de redução de produção de lixos, arrancou há dois anos e contou com a adesão de 70 restaurantes, num universo de 184 estabelecimentos existentes naquela data
A certificação 'Restauração Ecológica' é válida por um ano, podendo ser renovável (ou não), no fim desse período, em função dos resultados de nova auditoria.
Ontem, na cerimónia de entrega dos diplomas, o vereador do pelouro, Capão Filipe, enquadrou a campanha numa estratégia mais vasta, destinada a fazer de Aveiro uma 'cidade cinco estrelas' em termos ambientais. 'Um desafio que é de todos Município, SUMA, restaurantes e cidadãos', sublinhou. Vitor Mota, da SUMA, considerou que também os serviços da empresa foram avaliados, enquanto alguns empresários presentes queixaram-se da falta de ecopontos nalgumas zonas." (As hiperligações foram acrescentadas)