quarta-feira, setembro 27, 2006

"Dia Mundial do Turismo: Presidente da OMT define em Lisboa nove desafios para o turismo"

De acordo com o PressTUR, "O presidente [Secretário-Geral...] da OMT, Francesco Frangialli, definiu nove desafios para que o turismo possa progredir e estimular o progresso das comunidades, ao intervir hoje na abertura do seminário 'Tourism Enriches', que a organização está a promover em Lisboa para assinalar o Dia Mundial do Turismo.
'A contribuição do turismo não se limita às esferas económica e financeira. Vai muito além, tão fortes têm sido os impactos da actividade turística no ambiente, na sociedade, na cultura e até éticos', afirmou. Para que este processo de 'enriquecimento' mútuo se possa manter, defendeu, Frangialli, 'acredito que teremos que estar aptos a responder a nove grandes desafios', entre os quais citou um melhor conhecimento da importância do turismo para as economias, através das Conta Satélite.
O secretário geral da OMT incluiu ainda como desafios do sector melhorar a gestão de locais e infra-estruturas face ao contínuo aumento de fluxos turísticos e a indispensável necessidade de controlar os impactos sociais e culturais do desenvolvimento do turismo.
A contribuição para a liberalização do comércio mundial de serviços, respeitando os princípios do desenvolvimento sustentável, bem como para o entendimento entre nações e a promoção da cultura da Paz e ainda para a luta contra a pobreza e pela criação de emprego foram outras preocupações assinaladas por Frangialli.
O secretário geral inclui ainda nos desafios que se colocam ao sector a introdução de novas tecnologias de informação e comunicação, o estabelecimento de parcerias equilibradas entre os sectores público e privado, a prevenção de riscos e resposta a crises, designadamente a 'difícil tarefa' de equilibrar questões de segurança como facilidade de acesso às viagens." (As hiperligações foram acrescentadas)