domingo, setembro 17, 2006

"Egipto: reactor de avião com turistas portugueses explodiu no ar mas sem causar vítimas"

Como dá conta o Público Última Hora, "Um Airbus A-320 da companhia aérea egípcia Air Menfis, que transportava cerca de 180 passageiros portugueses, sofreu sexta-feira uma explosão no reactor da asa esquerda, mas conseguiu aterrar em segurança no aeroporto de Hurghada.
'Poucos minutos depois da descolagem do aeroporto de Hurghada, cerca das 11h00 de sexta-feira, o reactor da asa esquerda explodiu com um estrondo ensurdecedor e o avião começou a inclinar-se para o lado esquerdo e a perder altitude muito rapidamente', relatou João Romão, um dos portugueses que viajavam no voo MHS100 Hurghada– Lisboa, com escala no Cairo.
João Romão e a mulher eram dois dos turistas portugueses que iniciavam a viagem de regresso a Portugal depois de uma semana de férias numa estância turística de Hurgahda, no mar Vermelho. 'Apanhei um dos maiores sustos da minha vida, mas, felizmente o piloto conseguiu reequilibrar o avião com o motor da asa direita e fazer uma aterragem de emergência no aeroporto de onde tínhamos descolado pouco antes', explicou o português. 'O avião estremeceu todo, havia pessoas a chorar, a gritar e outros a rezar. Na verdade estávamos todos muito assustados e eu cheguei a pensar que o avião ia cair. Só fiquei um pouco mais tranquilo quando verifiquei que o motor da asa direita estava a funcionar bem, pelo menos aparentemente', testemunhou.

Na sequência do acidente, que não causou feridos, o avião foi obrigado a regressar a Hurghada, onde os portugueses foram temporariamente realojados.
Na sexta-feira à noite, a companhia egípcia embarcou todos os passageiros noutro avião, com destino ao Cairo, onde os esperava um terceiro aparelho para os transportar para Lisboa, tendo aterrado ao início da manhã de ontem."

Nota pessoal: os meus pais esperavam, no Cairo, este mesmo aparelho para voltarem a Lisboa depois de passarem uns dias de férias...