sexta-feira, setembro 15, 2006

"Instituto Ibero-americano de Turismo em perspectiva"

Segundo o Turisver, "A reunião no Uruguai dos responsáveis turísticos dos países ibero-americanos, em que participou o Secretário de Estado de Turismo, Bernardo Trindade, incluiu nas suas conclusões a proposta de criação de um Instituto Ibero-americano de Turismo.
Este novo instituto teria a sua sede nas Canárias, e como principal motivo para a sua criação 'a necessidade de desencadear acções específicas e multilaterais para canalizar investimentos no sector turístico', de acordo com comunicado, e dentro do tema principal do encontro, as relações entra as migrações e o turismo. Assim, uma das conclusões gerais é a proposta de implementação de projectos que permitam a participação de imigrantes em acções de promoção turística.
Os responsáveis acordaram ainda apoiar iniciativas para o desenvolvimento de sistemas de informação estatística, e processos de descentralização e desenvolvimento local que favoreçam a preservação de recursos.
O encontro serviu ainda de preparação para a XVI Cimeira Ibero-Americana de Chefes de Estado, a realizar em Montevideo no início de Novembro."