sexta-feira, setembro 29, 2006

Brasil foi o único governo latino-americano presente em reunião que discutiu a construção de um marco conceitual para o setor

O secretário-executivo do Ministério do Turismo, Márcio Favilla, foi o único representante de um governo latino-americano na reunião internacional de celebração do Dia Mundial do Turismo, que aconteceu em Lisboa, no dia 27.
Com o tema “Turismo é riqueza”, 25 representantes do setor, entre autoridades governamentais, empresários e dirigentes debateram durante quatro horas a necessidade de se estabelecer uma coesão em relação à construção de um “marco conceitual” para o turismo.
“O consenso é que esse marco será dado pela Conta Satélite do Turismo, que no Brasil está sendo construída pelo IBGE”, afirmou Favilla. A Conta Satélite discriminará, entre outros indicadores econômicos importantes, qual a real contribuição do Turismo para o PIB de países e estados. “Para o Brasil, o que essa riqueza representa é a geração de emprego e renda, o que está inclusive definido como uma das metas do nosso Plano Nacional de Turismo”, disse o secretário, durante o debate.
Segundo Favilla, dentro da comunidade internacional existe hoje um consenso de que o Turismo é fonte importante de geração de riqueza para pessoas, comunidades, regiões e países, mas também é uma atividade que pode trazer problemas, se mal administrada. Para que isso não aconteça, definiu-se também que o desenvolvimento do setor deve se dar de forma sustentável em quatro vertentes - ambiental, cultural, social e econômica – e a partir daí governo e empresários devem investir juntos na produção de conhecimento. “O turista cada vez se torna mais exigente em relação a essas questões e exige essa contrapartida dos prestadores de serviços”, concluiu.
O encontro foi organizado pelo Secretário de Turismo de Portugal, Bernardo Trindade, e o Secretário executivo da Organização Mundial de Turismo (OMT), Francesco Frangialli. Participaram representantes dos governos do Catar, Espanha e Croácia, além do Brasil, e jornalistas econômicos de Portugal, da BBC, Microsoft, das redes hoteleiras portuguesas Pestana e Espírito Santo e os presidentes das associações Internacional de Hotéis e Norte Americana de Hotéis.