sábado, agosto 19, 2006

"Aeroporto de Lisboa faz 'TAC' às malas"

Como revela a última edição so semanário Expresso, "O Aeroporto de Lisboa vai comprar cinco máquinas para fazer TAC (tomografia axial computorizada) às malas suspeitas de conterem materiais perigosos. O novo terminal de bagagens que está em construção e vai ter capacidade não só para receber este equipamento - que recolhe centenas de imagens de diferentes ângulos -, como para examinar 'cerca de 4300 malas/hora, o triplo do actual', garante João Nunes, director-adjunto do aeroporto.
Depois do atentado de 11 de Setembro de 2001, que levou à criação de novas directrizes sobre segurança, alguns países avançaram de imediato com a aquisição daquele tipo de 'scanner', mas Portugal não o fez porque 'além de serem muito dispendiosas - cada máquina custa cerca de € 2,5 milhões -, as suas dimensões ainda não estão ajustadas às malas maiores', explica João Nunes.
A nova geração de máquinas de TAC está a ser avaliada pelas autoridades de diversos países e 'assim que o INAC (Instituto Nacional de Aviação Civil) der instruções, procederemos à aquisição e instalação do equipamento. E contamos fazê-lo já a partir de 2007', garante aquele responsável."