segunda-feira, julho 24, 2006

Vai Brasil??? A Praia do Forte sumiu...

Por Ricardo Freire
No finzinho de junho, o governo lançou seu programa de turismo popular, o Vai Brasil. Contratou a diarista Marinete e encheu a televisão de comerciais dizendo que, agora, todo mundo pode viajar a preços camaradas. É só acessar o site www.vaibrasil.com.br e... espera um pouquinho.
"Turismo popular" é um conceito complicado. Por definição, pobres não fazem turismo. Pobres trabalham em turismo. Perto de casa, turismo popular significa farofa. Longe de casa, turismo popular significa visita a parentes. Se existe turismo popular no Brasil, ele já é feito, há muito tempo - e com muita competência -, pela BRA, a companhia aérea que cresceu vendendo passagens de avião a preço de ônibus.
Os turistas remediados também já estavam bem servidos antes do Vai Brasil. É impossível bater o preço dos pacotes de grandes operadoras, como a CVC ou a PNX (o braço turístico da BRA). Elas usam vôos fretados e conseguem descontos inacreditáveis dos hotéis. Paulistas e cariocas podem passar uma semana em Porto Seguro por menos de R$ 500 - em dez prestações sem juros. Por menos do que custa uma passagem em vôo regular, é possível ficar uma semana em qualquer destino turístico de massa. E esse milagre é feito sem dinheiro público nem "Brasil, um país de todos".
Não que o governo esteja errado em tentar fazer alguma coisa pelo turismo doméstico. O Brasil provavelmente tem a baixa temporada mais longa do planeta. São pelo menos dez meses em que hotéis, pousadas, restaurantes e lojas de cidades turísticas amargam prejuízos que precisarão ser compensados entre o Natal e o Carnaval. Tudo isso agravado pela cotação irreal do dólar.
Em vez de fazer demagogia eleitoral, dizendo que agora o pobre pode viajar, o Ministério do Turismo deveria fazer uma campanha mostrando por que a classe média deveria preferir viajar pelo Brasil. (O preço do cafezinho em Paris já faria muita gente pensar duas vezes.)
O site com que o governo quer incentivar o turismo popular é o triunfo da pobreza de informações.
Mas voltemos à mecânica da coisa. Você assiste ao comercial do Vai Brasil, fica com vontade de viajar e entra no site. Daí, em poucos cliques, você escolhe seu pacote, vê as descrições dos passeios, as fotos dos hotéis oferecidos e fecha negócio? Nananina. Você só tem acesso a uma descrição sumaríssima da oferta. Por exemplo: "hospedagem + transfer + 1 passeio + assistência".
Para saber o nome do hotel, a localização e que passeio é esse, você precisa preencher um cadastro e esperar que uma agência de viagem ligue para você e complete o malho. Poucas vezes a internet foi usada propositadamente para dar tão poucas informações. Será que ninguém em Brasília já ouviu falar de Expedia, Travelocity, ou mesmo Mercado Livre?
Para complicar, alguns destinos famosos estão escondidos sob o nome obscuro do município em que se localizam. A Praia do Forte e a Costa do Sauípe já gastaram milhões para divulgar suas marcas, mas só quem souber que as duas ficam em "Mata de São João" conseguirá encontrar alguma oferta no Vai Brasil. A próxima praia da moda na Bahia tem tudo para ser Guarajuba, mas no Vai Brasil ela está disfarçada de "Camaçari".
Para ouvidos forasteiros, isso soa como pólo petroquímico, não como água-de-coco. O mais incrível de tudo é que, mesmo antes do Vai Brasil, já existia um site muito bem-feito. Se divulgado com a verba da Marinete, ele poderia ser bem mais útil para diminuir a ociosidade dos destinos brasileiros na baixa temporada. É o www. portaldehospedagem.com.br, o site da Associação Brasileira de Hotéis. Ele ainda está no começo. Mas ali, de maneira organizada e instantânea, você pode ter acesso a preços e fotos de hotéis e pousadas em todo o país.
Para quem quer viajar de carro, de ônibus, com milhas ou em companhias aéreas de desconto, é perfeito. Eu, por exemplo, descobri no Portal de Hospedagem que uma das melhores pousadas do Arraial d'Ajuda, a Manacá, está oferecendo diárias a R$ 92. Se eu pegar um vôo baratinho da Gol e arranjar uma locadora regional... ei... vou, Brasil!