terça-feira, julho 25, 2006

"Pequim troca licenças de voo por voos directos"

De acordo com o Opção Turismo, "As companhias aéreas chinesas que estabeleçam voos directos entre a China e o Brasil e África terão acesso a novas licenças de aterragem nos aeroportos de Tóquio e de Seul, refere o jornal de Hong Kong 'South China Morning Post.' O jornal, citando um funcionário não identificado da Administração-Geral da Aviação Civil da China (CAAC), refere que o aeroporto de Narita, na capital japonesa, vai disponibilizar 28 novas licenças de aterragem por semana para as transportadoras chinesas que aceitem realizar voos directos regulares para o Brasil.
Actualmente, não existe, nenhuma ligação aérea directa entre a China e a América do Sul, embora estejam a decorrer conversações entre a Air China e a transportadora aérea alemã Lufthansa para o estabelecimento de um voo entre Pequim e o Brasil através de Frankfurt.
O mesmo jornal, adianta ainda que dos próximos 21 voos que vão abrir entre a capital da China e a capital da Coreia do Sul, 14 serão atribuídos a transportadoras aéreas que aceitem realizar voos para o continente africano, excluindo o norte de África.
O interesse do governo chinês em iniciar voos directos entre a América doSul e África, as regiões geográficas que servem de fontes de matérias primas de que a China necessita para o seu crescimento económico, já se fez notar.
Angola, em particular, que é na actualidade o maior fornecedor petrolífero da China, tem sido apontada como um potencial candidato para o primeiro voo regular entre a China e África.
Segundo o vice-ministro chinês do Comércio, Wei Jianguo, o tema do voo directo entre Pequim e Luanda poderá ser um dos temas a discutir no encontro de ministros da Economia e Comércio dos países membros do Fórum Macau, que decorrem em Setembro e engloba a China e todos os países de língua portuguesa à excepção de S. Tomé e Príncipe, que não tem relações diplomáticas com Pequim."