segunda-feira, maio 22, 2006

Em Portugal, "Bares e restaurantes podem exibir jogos do Mundial" de Futebol

De acordo com um artigo da jornalista Sónia Correia dos Santos, publicado no Diário de Notícias de hoje, "'Os bares e restaurantes são clientes da Sport TV, como tal, podem exibir os jogos' do Campeonato Mundial de Futebol, garantiu ao DN Nuno Ferreira, director do canal do cabo. 'Era como se a Sport TV cortasse o sinal em casa de um cliente que tivesse um grupo de amigos a assistir ao jogo', explicou.
A polémica estalou aquando da proibição de exibição em espaços e eventos públicos criados para o efeito, uma vez que a empresa que negociou pela FIFA os direitos de transmissão televisiva, a Infront Sport & Media, não colocou à venda public viewing (visionamento público).
Segundo o responsável pela estação desportiva, esta foi uma estratégia 'para evitar abusos do passado'. O Mundial tem os seus patrocinadores oficiais. No entanto, outras marcas associam-se frequentemente de forma indevida e criam acontecimentos paralelos retirando deles os mesmos ou maiores benefícios. Assim sendo, a Infront colocou no seu site a possibilidade de as mais diversas instituições (marcas ou associações) poderem formular um pedido de autorização para visualização pública. Depois de analisados os dados, seria dada a permissão ou indicado o valor a pagar pelos direitos dessa exibição.
O DN soube que o ICEP, o instituto que gere a marca de Portugal, já garantiu junto destas entidades a autorização para exibir os jogos da selecção na Alemanha, para as comunidades emigrantes.
No decorrer do Euro 2004 houve a possibilidade de assistir aos jogos em espaços públicos porque a própria organização do evento se responsabilizou. Se alguma entidade promover uma emissão pública, a Sport TV escusa-se a qualquer responsabilidade, afirmando que esse será 'um acto ilícito', e reitera a sua confiança no 'bom senso'."