quinta-feira, maio 18, 2006

"Céus abertos e vistos, reivindicados para África"

Nos termos de um artigo do jornalista Ângelo Delgado, constante do Publituris de hoje, "Na Comissão Regional para África, da OMT, decorrida recentemente, foi unânime a vontade de ter céus abertos e a concessão de vistos para impulsionar o número de visitantes e fazer o turismo uma ferramenta efectiva para o desenvolvimento económico.
No ano passado as chegadas de turistas para África aumentaram 10 por cento, cerca do dobro da média mundial para o mesmo período. Apesar desse crescimento, a região apenas representa uma quota de 4 por cento do turismo internacional.
As três medidas críticas a implementar deverão ser, de acordo com as posições dos ministros do turismo africanos no encontro da Organização Mundial do Turismo, aumentar significativamente o número de novos voos, entre destinos de África e para outros continentes, com a liberalização dos serviços de transporte aéreo.
A segunda medida passa por facilitar a concessão de vistos de turismo, nomeadamente a nível regional, através da utilização de novas tecnologias de comunicar a informação, de forma a fornecer os vistos de chegada com melhor segurança de fronteiras. Por fim, melhorar as capacidades humanas e financeiras, necessárias à oferta de um serviço turístico de alta qualidade." (As hiperligações foram acrescentadas)