quarta-feira, abril 05, 2006

"Virgin: Há 157 candidatos a viajar para o espaço"

O Público de hoje noticia que "A Virgin Galactic recebeu 13 milhões de dólares (cerca de 10,5 milhões de euros) pela inscrição de 157 pessoas que querem fazer uma viagem espacial. Cada uma pagou 200 mil dólares (163 mil euros) para sentir os efeitos de uma baixa gravidade durante breves minutos. A empresa está a investir entre 200 milhões e 240 milhões de dólares na construção de cinco veículos espaciais, chamados SpaceShipTwo. Os voos dos 157 inscritos só deverão começar em 2008 ou 2009.

Turismo: Ex-guru da Microsoft deve ir à estação espacial
Charles Simonyi, um ex-programador da Microsoft, que criou alguns dos programas de software mais usados em todo o mundo, deve tornar-se o quinto turista espacial. A sua viagem será organizada pela Space Adventures, que trabalha em conjunto com a agência espacial russa. Aos 57 anos, Simonyi tem experiência de pilotagem e um interesse especial por tecnologias aeroespaciais. A viagem custar-lhe-á 20 milhões de dólares e tem como destino a Estação Espacial Internacional, onde ficará uma semana. Antes dele deverá ainda viajar Daisuke Enomoto, um japonês de 34 anos que fez fortuna na área das tecnologias de informação." (As hiperligações foram acrescentadas)

Nota: Para mais informações sobre o Turismo Espacial e a respectiva disciplina jurídica, remeto para os nossos posts de 7 e de 27 de Julho de 2005, de 3 de Janeiro e de 22 e 23 de Fevereiro últimos, de bem como a Página da STELA - Space Travel Law Association / Associação do Direito das Viagens Espaciais.