sexta-feira, abril 07, 2006

"Impasse na Varig compromete interesse da TAP na companhia brasileira"

Nos termos de um artigo da jornalista Hermínia Saraiva (com Alfredo Prado, em Brasília), publicado no Diário Económico, "A deterioração da situação financeira e operacional da Varig poderá por em causa o interesse da TAP em entrar no capital da companhia brasileira. Sem fundos de tesouraria para responder às exigências dos credores, que ameaçam interromper a prestação de serviços, Marcelo Bottini, presidente da Varig, pede medidas urgentes para que os aviões da companhia não fiquem em terra.
Com o acumular diário de dívidas, os custos de recuperação da companhia área aumentam exponencialmente, afastando potenciais interessados, com a companhia nacional à cabeça. A TAP – que em Novembro de 2005 adquiriu a unidade de engenharia e manutenção da Varig (VEM) diz que continua a 'acompanhar o processo', não esclarecendo se mantém o interesse em adquirir 20% do capital, o que lhe permitiria garantir o controlo da empresa, pressupondo que o restante capital ficaria disperso em bolsa, como previsto há cerca de um ano.
A compra da Varig implica o assumir de uma dívida que ascende actualmente aos 3.000 milhões de euros, verba que diariamente é acrescida de 900 mil reais (cerca de 345 mil euros) pelas operações da Varig nos aeroportos brasileiros. A solução para a venda da companhia poderá passar pelo assumir da dívida e do passivo, que no final de 2004 era de 5,8 milhões de euros, pelo Governo, uma posição que o presidente brasileiro não parece disposto a adoptar."
Este texto está acessível na íntegra.