sexta-feira, abril 07, 2006

Em Portugal, "Governo proíbe tabaco em todos os locais públicos"

Como revela um artigo da jornalista Rute Araújo, publicado no Diário de Notícias de hoje, "O Governo prepara-se para avançar com uma lei que prevê a proibição total de fumar nos locais fechados. Dos restaurantes aos postos de trabalho, passando por bares, discotecas, estações de serviço ou caixas multibanco. A nova lei impede ainda a compra de cigarros por menores de 18 anos, quando até aqui esta regra se aplicava abaixo dos 16 anos.
O projecto de diploma foi apresentado ontem pelo ministro da Saúde e vai estar agora em discussão pública durante dois meses. Prevê-se que entre em vigor no próximo ano, depois de a versão final ser submetida a votação na Assembleia da República.
Será ainda dado um prazo de seis meses para que os estabelecimentos façam as adaptações necessárias e a ideia seja 'aculturada' pelos portugueses.
Nos locais públicos, a regra será sempre a proibição do fumo e há poucas excepções previstas. No caso dos restaurantes, bares e discotecas apenas aqueles que tiverem uma área superior a cem metros quadrados têm permissão para criar espaços destinados aos fumadores, desde que não excedam 30% da área total. E o mesmo acontece para os hotéis. A existência de recintos de fumo só é possível se estiverem isolados e tiverem ventilação separada."
Este texto está disponível na íntegra.