sábado, abril 08, 2006

Em Portugal, "'Operação Mostarda' fechou 21 'roulottes'"

Segundo o Jornal de Notícias, "A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) realizou, esta madrugada, uma acção de fiscalização a “roulottes” de venda de alimentos em vários pontos do país.
Em comunicado, a ASAE informa que foram fechadas 21 'roulottes' - 19 em Lisboa e duas no Porto - na maior parte dos casos devido a falta de condições de higiene dos géneros alimentícios, falta de livro de reclamações e falta do aviso das bebidas alcoólicas. Foram também registadas infracções como a venda ambulante por interposta pessoa, falta de cartão de vendedor ambulante e falta de asseio e higiene.
No total, na denominada 'Operação Mostarda', foram instaurados 37 processos de contra-ordenações (sete no Norte, quatro no Centro, 23 em Lisboa e Vale do Tejo e três no Alentejo), o que equivale a uma taxa de incumprimento de 86 por cento, segundo a ASAE.
Em Lisboa, uma pessoa foi detida pelo crime de desobediência, depois de ter recusado cumprir a ordem de encerramento do estabelecimento dada pelas autoridades. Na segunda-feira será presente ao Tribunal de Pequena Instância.
O objectivo da 'Operação Mostarda' foi 'verificar se os serviços prestados pelas 'roulottes' se encontravam devidamente licenciados e se as regras de segurança, asseio e qualidade dos géneros alimentícios eram cumpridas'."