sexta-feira, março 24, 2006

"RT Leiria/Fátima contra ausência do turismo religioso entre os produtos estratégicos do PENT"

De acordo com a Turisver, "A Comissão Executiva e Comissão Regional da Região de Turismo Leiria/Fátima aprovaram, no dia 22, uma Moção sobre o Plano Estratégico Nacional de Turismo devido ao facto de este não contemplar a especificidade do Turismo Religioso no âmbito dos 10 produtos de aposta promocional.
Em comunicado, a Região de Turismo Leiria/Fátima afirma considerar 'incompreensível tal situação', e lembra que em 1998, o ICEP, nas Linhas Orientadoras para a Política de Turismo em Portugal e Operacionalização da Promoção Turística tinha definido a orientação estratégica nacional apostando em Marcas já reconhecidas internacionalmente e ao definir igualmente as Áreas Promocionais tinha identificado 'Leiria/Fátima como sub-área promocional' referindo ainda que 'para mercados/acções promocionais em que a componente de peregrinações seja determinante, a marca turística a aplicar dever ser Fátima'. Em consequência, diz ainda o comunicado 'Fátima foi classificada, em 2003, pelo Núcleo Executivo de Promoção Turística como Marca Internacional, no contexto da promoção nacional para o mercado externo, precisamente devido à sua grande e afirmada notoriedade”."
Este artigo pode ser lido na íntegra.