quarta-feira, março 22, 2006

"Divulgada lista das companhias aéreas proibidas de voar na União Europeia"

Como noticia o Público Última Hora, "A Comissão Europeia publicou hoje uma lista com os nomes de 92 companhias de aviação consideradas inseguras e, que por isso, estão proibidas de voar no espaço aéreo dos Estados membros. Outras três companhias foram sujeitas a restrições operacionais.
A República Democrática do Congo liderada, destacada, a 'lista negra' publicada hoje por Bruxelas, com 49 companhias registadas neste país. Seguem-se a Serra Leoa, a Guiné Equatorial, a Suazilândia e a Libéria.
Coreia do Norte, Afeganistão, ilhas Comores, Cazaquistão, Quirguízia, Tailândia e Ruanda têm uma ou duas companhias impossibilitadas de atravessar o espaço aéreo dos Estados membros.
A Comissão Europeia sublinha ainda que a partir de agora será aplicado o princípio de que qualquer companhia proibida num Estado membro fica também impossibilitada de operar em toda a União Europeia."

Nota: O Comunicado emitido pela Sala de Imprensa da União Europeia que serviu de base a esta peça jornalística está integralmente acessível nas Línguas Portuguesa e Espanhola.