segunda-feira, janeiro 22, 2007

"Moçambique assina acordo com BM para promover turismo de qualidade"

Nos termos de um artigo do jornalista Pedro Latoeiro, publicado pelo Diário Económico, "O Governo moçambicano chegou hoje a acordo com Banco Mundial (BM) para a realização no país de 'investimentos de alto nível' na área do turismo, a partir de três 'locais-âncora' ainda a designar.
O acordo foi assinado entre o Ministério do Turismo moçambicano e a Cooperação Financeira Internacional (IFC, sigla em inglês), instituições do grupo do Banco Mundial relacionadas com o financiamento ao sector privado e a empresas com acesso limitado ao capital.
Uma das zonas contempladas no acordo será a Zambézia, no centro de Moçambique, segundo um comunicado do IFC. Ao abrigo do Programa- Âncora de Investimento em Turismo serão definidos outros dois 'locais-âncora' em Moçambique para o desenvolvimento de turismo de qualidade.
Um 'local-âncora' é definido como uma área geográfica onde o desenvolvimento estratégico vai ser facilitado de forma a ter um efeito catalisador ou de atracção de desenvolvimento de turismo e investimento adicional, destaca o IFC. Os 'locais-âncora' podem ser grandes ou pequenos, em áreas onde não existe qualquer tipo de desenvolvimento ou em estâncias existentes que podem ser melhoradas visando atingir padrões internacionais." (As hiperligações foram acrescentadas)
Esta peça está disponível na íntegra.