quarta-feira, janeiro 17, 2007

"Ex-combatentes enganados por organizador de viagens"...

Como denunciam Leonor Paiva Watson e Selene Teixeira no Jornal de Notícias, " Frustração e revolta eram os sentimentos reinantes entre os ex-combatentes que se encontravam, ontem, no aeroporto de Lisboa, à espera de José António Arruda, a quem deram dinheiro para organizar uma viagem a Moçambique, que não aconteceu.
Nos últimos anos foram várias as excursões que António Arruda conduziu às ex-colónias, onde dezenas de ex-combatentes puderam recordar os sítios onde estiveram durante guerra. Tudo correu bem até Novembro, quando Arruda deixou de responder aos telefonemas de quem já lhe tinha adiantado o dinheiro para a próxima viagem, com partida prevista para ontem.'Eu já estava com um pé atrás, mas a certeza de que não ia haver viagem chegou há pouco, quando fui perguntar nos balcões da TAP se havia algum bilhete no meu nome, no nome do José António Arruda ou para um grupo', conta António Carneiro, um dos cerca de 30 ex-combatentes que terão pago a viagem.
'A dúvida já se arrastava há algumas semanas', garante António Carneiro, que pagou 1800 euros pela viagem. 'Ele não me contactou por causa do visto e nunca mais me atendeu o telemóvel, então desconfiei ...'. Na mesma situação estão pessoas vindas de muito longe, como por exemplo Canadá e Brasil. António Silva, de Viana, deu, no total, mais de três mil euros . 'A dada altura deixou de responder'.
Ao que parece, a única pessoa que Arruda terá contactado é Amina Sousa, de Aveiro. 'Ele está em Moçambique. Houve um dia que me ligou 16 vezes. Ainda hoje (ontem) me ligou. Pede-me para lhe enviar dinheiro, para uma viagem que ele está a organizar', conta."