quinta-feira, janeiro 18, 2007

"UNIHSNOR pede paciência aos empresários da restauração"

Nos termos de um artigo do jornalista João Neves, constante do Publituris de hoje, "A União das Empresas de Hotelaria, de Restauração e de Turismo de Portugal (UNIHSNOR) juntou-se às preocupações manifestadas pelos empresários da restauração e encetou conversações com a Unicre para definição de um modelo de relacionamento, 'mais útil e vantajoso do que a simples cobrança de comissões'.
O sector da restauração tem manifestado, nomeadamente através da ARESP, algum sobressalto no que respeita às 'elevadas taxas cobradas aos estabelecimentos pelo uso de cartões de crédito e débito por parte dos clientes'.
Contrariando esta tendência, a UNIHSNOR vem agora pôr água na fervura relativamente à empresa que gere o sistema de pagamentos, Unicre, garantindo existir 'uma margem de manobra para a negociação de uma solução', para um problema que envolve não apenas a empresa fornecedora como os bancos e entidades com 'envolvimento directo nas taxas finais cobradas'. Estas chegam a atingir, segundo as informações veiculadas, cerca de 2,5% para uso de cartões de crédito e 1,8% nas operações com cartões de débito.
A mesma entidade associativa chama ainda a atenção para o facto de a Comissão Europeia vir a emitir no final do mês, uma 'nova orientação para as empresas de cartões de crédito', aconselhando os empresários destes estabelecimentos a 'aguardar a decisão com serenidade, para que não seja tomada nenhuma medida precipitada'." (As hiperligações foram acrescentadas)