sexta-feira, janeiro 05, 2007

"Empresa que produz o Winrest alheia à fraude"...

Como dá conta um artigo de Isabel Forte, publicado no Jornal de Notícias, "O Grupo PIE SA, que produz o 'WinREST', programa informático de facturação usado na restauração e que está a ser investigado pela Polícia Judiciária, garantiu, em comunicado, que apenas produz, desenvolve, distribui e comercializa 'soluções completas destinadas à restauração', através da marca 'WinREST'. E que jamais divulgou, vendeu, praticou ou desenvolveu 'qualquer programa destinado a alterar, falsear ou manipular ficheiros informáticos'.
A Direcção Central de Investigação da Corrupção e Criminalidade Económica e Financeira da Polícia Judiciária, em conjunto com a Inspecção Tributária, detectou centenas de restaurantes que usam o programa 'WinREST', e ao qual estarão a associar uma aplicação informática conhecida por "simsim.exe", para apagar determinados items de uma factura e, assim, pagar menos impostos de IVA e IRC. O Grupo PIE afirma, porém, que se limita a produzir a ferramenta informática 'O WinREST encontra-se instalado na quase totalidade das cadeias de referência da restauração, desde marcas de restauração, até à restauração colectiva, nomeadamente na restauração colectiva que serve o Ministério das Finanças'. Até ao fecho desta edição, não foi possível obter uma confirmação do Ministério.
O grupo adianta, ainda, que é 'alheio' a 'actos individuais' que visam a 'alteração de dados gerados pelo referido programa', que está disponível na Internet de forma gratuita." (As hiperligações foram acrescentadas)